Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Marco Aurélio Gomes de-
dc.contributor.authorSantos, Lázaro Pereira dos-
dc.date.accessioned2021-04-20T14:05:46Z-
dc.date.available2021-04-20T14:05:46Z-
dc.date.issued2021-04-13-
dc.identifier.citationSantos, Lázaro Pereira dos. Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências. 2021. 58 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2673-
dc.description.abstractThe objective of this work is to develop a discussion based on the analysis of the Common National Base Curriculum (BNCC), focusing on the stage of Early Childhood Education, problematizing an association between the concepts of learning and development rights and fields of experience with the philosophical foundations and historical aspects of Deweyana educational theory. The research developed here has a bibliographic and documentary methodology, with a qualitative character, where the data are analyzed with the intention of understanding the legal frameworks and the possible philosophical and pedagogical foundations that support the elaboration of the BNCC. After an intense study on the selected works that deal with the theme of our research, we can conclude that there is a similarity between the concepts approached at BNCC with the foundations of John Dewey. However, it is worth mentioning that this author is not the only one who addresses these topics, let alone that his ideas are incorporated in the entirety, construction and implementation of the BNCC. With this, it is desired to awaken the interest to provoke the debate around the theme for this discussion, so that one can know the contributions of this author to BNCC, and to instigate them to a theoretical deepening on the theme in question.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDeweypt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDireitos de aprendizagem e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCampos de experiênciapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDeweypt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectLearning and development rightspt_BR
dc.subjectFields of experience.pt_BR
dc.titleEducação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é desenvolver uma discussão a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com enfoque na etapa da Educação Infantil, problematizando uma associação entre os conceitos de direitos de aprendizagem e desenvolvimento e campos de experiência com os fundamentos filosóficos e históricos da teoria educacional deweyana. A pesquisa aqui desenvolvida possui uma metodologia de cunho bibliográfico e documental, com caráter qualitativo, onde os dados são analisados na intenção de compreender quais os marcos legais e os possíveis fundamentos filosóficos e pedagógicos que embasam a elaboração da BNCC. Após um intenso estudo sobre as obras selecionadas que tratam do tema da nossa pesquisa, podemos concluir que existe uma semelhança entre os conceitos abordados na BNCC com os fundamentos de John Dewey. Mas, vale destacar que este autor não é o único que aborda essas temáticas, e muito menos que suas ideias são incorporadas na totalidade, construção e implementação da BNCC. Com isso deseja-se provocar o debate em torno da temática para que se possa conhecer as contribuições desse autor para a BNCC e para instiga-los a um aprofundamento teórico sobre a temática em questão.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lázaro Pereira dos Santos - TCC Pedagogia.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.