Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2602
Authors: Oliveira, Nilton Marques de
Strassburg, Udo
Debiazi, Claudiomir
Garcia, Elias
Title: Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR
Keywords: Informação; Satisfação; Serviços Contábeis; Information; Satisfaction; Accounting Services
Issue Date: 4-Nov-2014
Citation: OLIVEIRA, Nilton Marques de; STRASSBURG, Udo; DEBIAZI, Claudiomir; GARCIA, Elias. Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR. Revista de Administração da Ueg, Goiânia, v. 5, n. 3, p. 50-69, dez. 2014.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam o grau de importância e satisfação dos gestores das micro e pequenas empresas, no Município de Cascavel-PR, com relação aos serviços de contabilidade oferecidos pelos seus respectivos contadores. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo, com entrevistas realizadas no Banco Bradesco entre agosto e dezembro de 2012. A amostra foi composta por 64 (sessenta e quatro) gestores de um universo de 922 (novecentos e vinte e dois). O questionário foi estruturado com perguntas fechadas e escala de avaliação (pontuada de um a nove), que medem o grau de importância e de satisfação dos serviços prestados, utilizando a matriz “importância-satisfação”, desenvolvida por Slack et al (2008). Os principais resultados indicaram que os empresários consideram os fatores pesquisados como sendo importantes na hora da escolha do profissional contábil. A média geral de importância foi de 7,55 pontos. Destacam-se: “Orientação sobre melhor opção tributária para a empresa”, com 7,85 pontos; “Competência técnica: experiência, qualificação e eficiência”, com 7,81 pontos. Quanto ao grau de satisfação a média geral foi de 6,03 pontos. De forma geral, os micros e pequenos empresários de Cascavel estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelos profissionais contábeis.
Abstract: This study aimed to analyze the factors that affect the importance degree and managers satisfaction of micro and small companies, in Cascavel City, Paraná State-PR, Bra zil, with respect to bookkeeping services offered by their accountants. The adopted methodol ogy was field research with interviews held in Bradesco Bank, from August to December, 2012. The sample consisted of 64 (sixty four) managers from a universe of 922 (nine hundred twenty-two) people. The questionnaire was structured with closed questions and rating scale (scored from one to nine) measuring the importance degree and services satisfaction, using the "importance-satisfaction" matrix developed by Slack et al. (2008). Results indicated that entrepreneurs consider the studied factors important when choosing the accounting profes sional. The overall meaning value was 7.55 points. The highlights are "Guidance on best tax option for the company" with 7.85 points and "Technical competence - experience, qualifica tions, and efficiency" - with 7.81 points. Regarding the satisfaction degree, the overall aver age was 6.03. In general, the micro and small companies of Cascavel City are satisfied with the services offered by accounting professionals.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2602
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