Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/259
Authors: Júlio, Ingrid Gianotti
metadata.dc.contributor.advisor: Bessa, Kelly
Title: Redes de comercialização de peixes in natura nas feiras livres municipais de Palmas - TO
Keywords: Rede;Comercialização de peixes in natura;Feiras livres;Aspectos higiênico sanitários
Issue Date: 18-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Citation: JULIO, Ingrid Gianotti. Redes de comercialização de peixes in natura nas feiras livres municipais de Palmas - TO. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as redes estabelecidas atualmente pelos comerciantes de peixes in natura nas feiras livres municipais de Palmas-TO, de modo a identificar os agentes econômicos envolvidos, as principais espécies ofertadas e investigar as condições da comercialização direta ao consumidor final, destacando os aspectos higiênicosanitários. Para tanto, partiu-se do levantamento secundário e de pesquisa de campo, com uso de entrevistas dirigidas, de roteiro de observação direta e de registro fotográfico. Essa atividade comercial nas feiras livres envolve diferentes agentes econômicos, tanto à montante como à jusante. Em respectivo, os fornecedores abrangem agentes associados à pesca (Palmas, Porto Nacional, Caseara, Ilha do Bananal, no Tocantins, e Belém, Santarém, Tucuruí e São Félix do Xingu, no Pará), à aquicultura (Lajeado, Porto Nacional e Fátima, no Tocantins), a entrepostos de pescado (Almas e Brejinho de Nazaré, no Tocantins) e a um comerciante varejista, em Palmas-TO; e os feirantes, por sua vez, abastecem, além dos consumidores finais nas feiras, comerciantes em Palmas e em cidades do Pará. Ressalta-se que, na comercialização dos peixes in natura nas feiras, há problemas com relação às condições higiênico-sanitárias, sobretudo no que diz respeito a instalações, equipamentos, conservação, manipulação, entre outros. Em síntese, essas redes de comercialização de peixes in natura que envolvem os feirantes em Palmas apresentam escala local e regional, envolvendo dois estados da União (Tocantins e Pará), bem como têm sua configuração alterada pelo período de defeso da piracema (novembro a fevereiro) e pela informalidade de parte das relações comerciais.
Abstract: This research aims to know the networks currently established by fish traders in natura in municipal fairs of Palmas-TO, in order to identify the economic agents involved, the main species tendered and investigate the conditions of direct marketing to the final consumer, highlighting the hygiene and health aspects. Therefore, it started with the secondary survey and field research, using structured interviews, direct observation script and photographic record. This commercial activity in free markets involves different economic agents, both upstream like the downstream. Upstream, suppliers agents associated with fishing (fishers of Palmas, Porto Nacional, Caseara, Bananal Island, Tocantins, and Belém, Santarém, Tucuruí and São Félix do Xingu, Pará), aquaculture (fish farmers of Lajeado, Porto Nacional and Fátima in Tocantins), the fish slaughterhouse (Almas and Nazareth Brejinho in Tocantins) and one retailer in Palmas-TO; and the fairground, in turn, supply, in addition to final consumers in the markets, traders in Palmas and in cities of Pará. It is noteworthy that the marketing of fish in natura in the fairs there are problems with respect to sanitary conditions, especially in with regard to facilities, equipment, storage, handling and others. In short, these marketing networks of in natura fish involving the fairs in Palmas feature local and regional level, involving two states of the Federation (Tocantins and Pará) and have your settings changed by the closure period of fishing for the spawning season (November to February) and for informality of the business relationship.
URI: http://hdl.handle.net/11612/259
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente

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