Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2509
Authors: Sousa, Willy Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Rosemeire dos
Title: "Os vulneráveis" - A luta e a resistência de permanecer na universidade
Keywords: Assistência estudantil; Serviço social; Política social; Universidade.
Issue Date: 5-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Willy Cardoso. "Os vulneráveis" - A luta e a resistência de permanecer na universidade. 2020. 72 f. Monografia (Graduação) - Curso de Serviço Social, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Contando com a experiência do pesquisador na participação do movimento estudantil de serviço social, bem como a realização do estágio obrigatório para a formação em Serviço Social na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Tocantins (PROEST-UFT), a presente monografia buscou conhecer e refletir sobre as especificidades do Programa Nacional de Assistência Estudantil em atender as demandas dos estudantes, em específico, da Universidade Federal do Tocantins oriundos da rede pública de educação básica. Por meio do resgate sóciohistórico, o trabalho aqui demonstrado, buscou-se destacar a trajetória de luta, mudanças e ressignificações do Serviço Social brasileiro desde os anos de 1930 até a atualidade. Processos de contrarreformas, privatização, mercantilização e expansão ao ensino superior brasileiro, abrangendo desde os governos: Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, conjuntamente abordando sobre os ataques praticados pelo (des) governo genocida, antidemocrático e fascista às universidades e institutos federais de ensino superior. Embora a política de assistência estudantil não seja considerada como parte integrante do processo de formação acadêmica, ela de certa forma garante: o acesso, a permanência, a luta e o sucesso do estudante na conclusão do curso de ensino superior, para que o esteja preparado para o mercado de trabalho. Para a confecção do referido trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando de fontes secundárias previamente selecionadas destacando-se entre estas a utilização de livros, artigos acadêmicos e matérias jornalísticas que pudessem facilitar o entendimento da área de estudo abordada.
Abstract: With the experience of the researcher in the participation of the student movement of social work, as well as the completion of the mandatory internship for training in Social Work at the Dean of Student Affairs of the Federal University of Tocantins (PROEST-UFT), this monograph sought to know and reflect on the specificities of the National Student Assistance Program in meeting the demands of students, specifically, from the Federal University of Tocantins from the public basic education network. Through the socio-historical rescue, the work shown here, sought to highlight the trajectory of struggle, changes and resignifications of the Brazilian Social Work from the 1930s to the present. Counter-reforms, privatization, commercialization and expansion to Brazilian higher education processes, covering since the governments: Fernando Henrique Cardoso, Lula and Dilma, jointly addressing the attacks carried out by the genocidal, anti-democratic and fascist (de) government on universities and federal educational institutes higher. Although the student assistance policy is not considered an integral part of the academic education process, it does in a certain way guarantee: access, permanence, struggle and student success at the conclusion of the higher education course, so that it is prepared to the labor market. For the preparation of the referred work, a bibliographical and documentary research was carried out, using secondary sources previously selected, highlighting among them the use of books, academic articles and journalistic materials that could facilitate the understanding of the studied area.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2509
Appears in Collections:Serviço Social

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