Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2426
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dc.contributor.advisorPereira, Fabíola Andrade-
dc.contributor.authorBarros, Eliomaik Sousa-
dc.date.accessioned2021-03-18T12:57:51Z-
dc.date.available2021-03-18T12:57:51Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationBarros, Eliomaik Sousa. Concepções teóricas e práticas acerca da alfabetização e letramento: apontamentos necessários. 2020. 76 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2426-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of the course brings literacy and literacy as a central element of reflection. It seeks “objectively” to analyze the conceptions and theoretical reflections about the interrelationship between Literacy and Literacy, to understand the relevance of literacy literacy. Specifically, it is intended to understand the historical path of literacy and literacy in Brazil, to investigate the idea of literacy for literacy teachers in the schools surveyed and to understand the importance of the teacher in the process of literacy and literacy. Methodologically, the work is based on conducting bibliographic research and field research. The first occurred through books and articles that address the theme of Literacy Literacy and Pedagogical Practices, observing aspects that allow discussions about the proposed theme, like the studies by Leite and Colello (2010); Carvalho (2009); Soares (2010); Almeida (2009); Ferreiro and Teberosky (1999); Lemle (2001); Carvalho (1995). The second (field research) was carried out through the application of a questionnaire with multiple choice and open questions addresses to teachers and coordinators who work in two schools in the city of Tocantinópolis-TO, namely: the Municipal School Professor Antônio Farias and the Municipal School Walfredo Campos Maia. Through field research it was possible to perceive that there is a critical perception on the part of teachers and coordinators on the subject. Thus, communication and the use of reading and writing in different social contexts are attributions that literacy “awakens” in the student, which points out that the relevance of literacy literacy is related to a social character, of political and group perception, and not just decode and encode letters or words. Therefore, literacy literacy means going beyond the usual teaching to read and write, it is to use the most varied narrative texts, recipes, and reading have a useful and expressive function in people’s lives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleConcepções teóricas e práticas acerca da alfabetização e letramento: apontamentos necessários.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso traz como elemento central de reflexão a alfabetização e o letramento. Busca “de forma objetiva” analisar as concepções e as reflexões teóricas acerca da inter-relação entre Alfabetização e Letramento, para compreender a relevância de se alfabetizar letrando. De maneira específica, pretende-se compreender o percurso histórico da alfabetização e do letramento no Brasil, investigar a ideia de letramento para professores alfabetizadores das escolas pesquisadas e compreender a importância do professor no processo de alfabetização e letramento. Metodologicamente, o trabalho está pautado na realização de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A primeira ocorreu por meio de livros e artigos que abordam a temática da Alfabetização, Letramento e Práticas Pedagógicas observando-se aspectos que possibilitem discussões acerca do tema proposto, a exemplo dos estudos de Leite e Colello (2010); Carvalho (2009); Soares (2010); Almeida (2009); Ferreiro e Teberosky (1999); Lemle (2001); Carvalho (1995). A segunda (pesquisa de campo) se fez por meio da aplicação de um questionário com perguntas de múltipla escolha e abertas direcionados a professores e coordenadores que atuam em duas escolas da cidade de Tocantinópolis-TO, quais sejam: a Escola Municipal Professor Antônio Farias e Escola Municipal Walfredo Campos Maia. Por meio da pesquisa de campo foi possível perceber que há por parte dos professores e coordenadores uma percepção crítica acerca do assunto. Assim, a comunicação e o uso da leitura e escrita em diferentes contextos sociais são atribuições que o letramento “desperta” no educando, o que aponta que a relevância de se alfabetizar letrando está relacionada a um caráter social, de percepção política e grupal, e não apenas a um decodificar e codificar de letras ou palavras. Portanto, alfabetizar letrando significa ir além do usual ensinar a ler e escrever, é se utilizar dos mais variados textos narrativos, receitas e utensílios do cotidiano, para demonstrar que a escrita e a leitura possuem uma utilidade e função expressiva na vida das pessoas.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

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