Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2414
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dc.contributor.advisorRocha, Damião-
dc.contributor.authorOliveira, Arthur Barbosa de-
dc.date.accessioned2021-03-17T12:06:59Z-
dc.date.available2021-03-17T12:06:59Z-
dc.date.issued2019-12-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Arthur Barbosa de. Reflexões acerca do roleplaying game (RPG) na educação: revisão de literatura e outros desdobramentos.2019. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2414-
dc.description.abstractThe games are artistic, aesthetic, interdisciplinary, a hybrid, poly and metamorphic field that involve scriptable navigability programming, interface design, animation techniques, usability. This is a research work carried out in the Post Graduate Program in Education (PPGE / UFT). The objective was to understand the role that RPG games play in the contemporary cyber world, as well as their academic production in Brazil. Currently, games are characterized by their intermediary nature, that is, the conversation of games with other media, such as films. Based on this assumption, we conducted a Bibliographical Research for theoretical review, presenting important aspects of the history of RPG in Brazil and in the world. Another step was to relate RPG to education. Our research problem was delimited around the question: what research has been developed in Brazil? What discussion can we take from the initial observation of the research data? The theoretical framework was based on contributions from Cognitive Linguistics (JOHNSON, 1987; CREPALDE, 2014) and Complex Thinking (EDGAR MORIN, 1995, 2007), and on works on RPG and Games (SARAH BOWMAN, 2017), (EDSON CUPERTINO, 2008), (WAGNER SCHIMIT, 2008), (JOSÉ P. ZAGAL; SEBASTIAN DETERDING, 2018), (LÚCIA SANTAELLA, 2007). Our results indicate that without an observation of the parameters that make up, or rather, the mechanisms of RPG and its in-depth study can lead to configuring RPG as a false novelty, despite its liquid languages. Finally, we reflect briefly on what we call the potentialities of RPG that determine basic paths for the epistemological discussion of the present research object.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectRPG; Cognição; Complexidade; Educação; Cognition and complexity; Educationpt_BR
dc.titleReflexões acerca do roleplaying game (RPG) na educação: revisão de literatura e outros desdobramentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs games são artísticos, estéticos, interdisciplinares, um campo híbrido, poli e metamórfico que envolvem programação roteiro de navegabilidade, design de interface, técnicas de animação, usabilidade. Este é um trabalho de pesquisa realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT). O objetivo foi entender o papel que os jogos de RPG desempenham no cibermundo contemporâneo, assim como sua produção acadêmica no Brasil. Atualmente os games são caracterizados pela sua intermidialidade, ou seja, a conversação dos games com outras mídias, a exemplo de filmes. A partir desse pressuposto, realizamos uma Pesquisa Bibliográfica para revisão teórica, apresentando aspectos importantes da história do RPG no Brasil e no mundo. Outra etapa foi relacionar o RPG à educação. Nosso problema de pesquisa se delimitou no entorno da questão: quais as pesquisas desenvolvidas no brasil? Qual discussão podemos levar a partir da observação inicial dos dados de pesquisa? O referencial teórico se baseou nos aportes da Linguística Cognitiva (JOHNSON, 1987; CREPALDE, 2014) e no Pensamento Complexo (EDGAR MORIN, 1995, 2007), e em trabalhos sobre RPG e Games (SARAH BOWMAN, 2017), (EDSON CUPERTINO, 2008), (WAGNER SCHIMIT, 2008), (JOSÉ P. ZAGAL; SEBASTIAN DETERDING, 2018), (LÚCIA SANTAELLA, 2007). Nossos resultados sinalizam que sem uma observação dos parâmetros que compõem, ou melhor, dos mecanismos do RPG e o estudo aprofundado do mesmo pode levar a configurar o RPG como falsa novidade, apesar de suas linguagens líquidas. Por fim refletimos rapidamente acerca do que chamamos de potencialidades do RPG que determinam caminhos básicos da discussão epistemológica do presente objeto de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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