Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/2375
Authors: | Oliveira, Rhavenna Thais Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ferreira, Ruhena Kelber Abrão |
Title: | O ensino de oncologia na graduação em Enfermagem na região norte do brasil |
Keywords: | Enfermagem; Oncologia; Graduação em enfermagem; Nursing; Oncology; Nursing degree programs |
Issue Date: | 12-Dec-2019 |
Citation: | Oliveira, Rhavenna Thais Silva. O ensino de oncologia na graduação em Enfermagem na região norte do brasil. 2019. 69f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Introdução: O paciente acometido por uma neoplasia maligna sofre transformações profundas, não só na esfera biológica, mas, também, na social, familiar e espiritual. Assim, faz-se extremamente necessário que o profissional de enfermagem seja capaz de prestar a ele uma assistência humanizada e eficiente, por meio de um cuidado pleno, estimulador, afetuoso, e empenhado em auxiliá-lo quanto a adaptação e enfrentamento desta nova realidade. Objetivo: este estudo tem por objetivo investigar de que forma o ensino da oncologia vem sendo trabalhado na formação inicial do enfermeiro em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da Região Norte do Brasil. Método: Trata-se de estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado entre Agosto e Setembro de 2019. Foram analisados os currículos dos cursos de graduação em enfermagem públicos do Norte do Brasil, reconhecidos e ativos no E-MEC. Foram excluídas as Instituições de Ensino Superior (IES) que estavam com cadastro constando descredenciada no sistema do Ministério da Educação (MEC) e não disponibilizaram PPC, Matriz ou Ementário tanto pelo site como por solicitação via email. A metodologia escolhida foi a da pesquisa documental em conjunto com a análise de conteúdo de Bardin. Realizou-se primeiramente a leitura de todo o material e, posteriormente, foram coletadas informações quanto à existência ou não de disciplinas de oncologia/cancerologia obrigatórias ou optativas, de disciplinas que tivessem em seus ementários conteúdos relacionados ao tema pesquisado, e os objetivos e perfil do egresso do curso que trabalhassem a preparação acadêmica direcionada ao perfil epidemiológico nacional ou regional e a integralidade da assistência. Os dados obtidos foram organizados e categorizados. Resultados: dentre as IES participantes da amostra, foi possível obter somente o PPC de 10 (76,9%) instituições, e destes, somente 07 (70%) possuíam Matriz Curricular e Ementário de maneira completa; 01 (7,6) IES disponibilizou exclusivamente Matriz Curricular e Ementário online; e 02 (15,3%) apenas a Matriz Curricular, também de maneira online. Após a coleta de dados, foi possível observar que dentre todas as Instituições de Ensino Superior da Região Norte do país que ofertam o curso de graduação em Enfermagem, nenhuma possui disciplina específica de oncologia em sua grade curricular, de forma obrigatória ou optativa. Em 8 IES as disciplinas da Matriz Curricular trabalham conteúdos relacionados a oncologia de maneira obrigatória/optativa, entretanto, estas focalizavam prioritariamente o processo de formação do câncer e não sua assistência. Foi possível observar ainda que mesmo sem conter disciplina específica, as instituições continham em seus objetivos e perfil do egresso nas Propostas Pedagógicas de Curso a necessidade do desenvolvimento de uma formação voltada ao perfil epidemiológico nacional e regional e a necessidade de uma assistência pautada no princípio da integralidade. Considerações: Foi possível constatar uma fragilidade dos cursos de graduação quanto a disciplinas e conteúdos oncológicos. Mesmo as IES que apresentam disciplinas afins, não aparentam em suas matrizes fazer uma inter-relação entre os conteúdos de Genética, Patologia, com os outros componentes da matriz curricular, exceto talvez, Saúde da Mulher, e esta última aborda temas unicamente dirigidos a parte preventiva do câncer de mama e colo do útero. A partir disto, sugere-se que as IES repensem as grades curriculares dos cursos de Enfermagem, a fim de adensar a formação de seus egressos nesta área. |
Abstract: | Introduction: The patient affected by a malignant neoplasm undergoes profound transformations, not only in the biological sphere, but also in the social, family, and spiritual spheres. Thus, it is extremely necessary that the nursing professional be able to provide him/her with a humanized and efficient care, through a full, stimulating, affectionate care, and committed to helping him/her as to the adaptation and facing of this new reality. Objective: This study aims to investigate how the teaching of oncology has been working on the initial training of nurses in public Universities in the Northern Region of Brazil. Method: This is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach. The study was conducted between August and September 2019. The curricula of public nursing undergraduate courses in Northern Brazil, recognized and active in the E-MEC, were analyzed. The Universities that were registered as de-accredited in the Education Ministry system were excluded and did not make available PPC, Matrix or Commentary either through the website or by email request. The methodology chosen was that of documentary research in conjunction with Bardin's content analysis. All the material was first read, and later information was collected as to whether or not there were compulsory or optional oncology/cancerology disciplines, disciplines that had content related to the theme researched in their comments, and the objectives and profile of the graduate of the course that worked on the academic preparation directed to the national or regional epidemiological profile, and on the completeness of the assistance. The data obtained were organized and categorized. Results: Among the participating in the sample, it was possible to obtain only the PPC of 10 (76.9%) institutions, and of these, only 7 (70%) had complete Curriculum and Ementary Matrix; 01 (7.6) HEIs provided exclusively online Curriculum and Ementary Matrix; and 02 (15.3%) only the Curriculum Matrix, also online. After data collection, it was possible to observe that among all Higher Education Institutions in the Northern Region of the country that offer the undergraduate course in Nursing, none of them have a specific discipline of oncology in their curriculum, either mandatory or optional. In 8 universities, the subjects of the Curriculum Matrix work on oncology related content in a mandatory/optative manner, however, these focused primarily on the process of cancer formation and not its assistance. It was also possible to observe that even without a specific discipline, the institutions had in their objectives and graduate profile in the Course Pedagogical Proposals (PPCs) the need for the development of a training focused on the national and regional epidemiological profile and the need for an assistance based on the principle of integrality. Considerations: It was possible to observe a fragility of the undergraduate courses in terms of disciplines and oncological content. Even the HEIs that present related disciplines do not appear in their matrices to make an interrelation between the contents of Genetics, Pathology, with the other components of the curriculum matrix, except perhaps, Women's Health, and the latter addresses themes solely directed to the preventive part of breast and cervical cancer. From this, it is suggested that the HEIs rethink the curricula of nursing courses in order to deepen the training of their graduates in this area. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/2375 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rhavenna Thais Silva Oliveira - Dissertação.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.