Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Darlene Teixeira-
dc.contributor.authorRodrigues, Raimundo Ferreira-
dc.date.accessioned2021-03-05T12:27:59Z-
dc.date.available2021-03-05T12:27:59Z-
dc.date.issued2020-01-01-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Raimundo Ferreira. Tecnologias educacionais: Estratégias de formação de professores para uso de TIC na ETI Olga Benário – Palmas - TO. 2019. 222f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2362-
dc.description.abstractThis research deals with the use of technologies in the educational context, notably on teacher training strategies for the use of Information and Communication Technologies in a school in Palmas - Tocantins. The main objective was to identify the contributions of the educational strategies of the use of ICT for the improvement of the teachers of the researched institution. The main objective was to identify the contributions of the educational strategies of the use of ICT for the improvement of the teachers of the researched institution. The research problem, what are the contributions of the educational strategies of ICT use to the improvement of the teachers of the field school. From the study it was found that the school faces challenges pertinent to the lack of public policies aimed at continuing education, discontinuation of in-service training and few technological resources available at school, being insufficient for the demand in the institution and in view of the need for its adaptation to the contemporary technological context. The recurring obstacles make it difficult for the teacher to rise in his career. We seek to contribute to teacher training in service and through strategic actions developed with the participation of professionals of the institution in search of improvements in training. The methodology used was the action research methodology, through problem identification, action planning, joint action, evaluation of the results of actions developed and monitored from training activities, workshops and classes. Taught by the school's professionals. The main conclusions point out that the teacher tries to build a solid teaching identity that is coherent with the knowledge and information society, but is deprived of support or minimal training, offered in a discontinuous way, without value in career hours, or even for not having time for studies or being able to afford continuing education. There is a need for investment in public policies for the continuing education of teachers as they go through constant setbacks and challenges and unfold in search of materials and methods favorable to their performance in daily school life. The actions developed with the professionals served to train teachers, encourage them to continue seeking career improvements, optimized their classes using their personal technologies and those available to the school, overcame part of the difficulties faced and were willing to continue seeking improvements to the process. Teaching-learning.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação; Formação continuada; Pesquisa-ação; Estratégias educativas; Information and Communication Technologies; Continuing education Action; research; Educational strategiespt_BR
dc.titleTecnologias educacionais: Estratégias de formação de professores para uso de TIC na ETI Olga Benário – Palmas - TOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata sobre a utilização de tecnologias no contexto educacional, notadamente, sobre estratégias de formação de professores para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em uma escola de Palmas - Tocantins. O objetivo primordial foi de compreender quais as contribuições das estratégias educativas de uso das TIC para o aprimoramento dos docentes da instituição pesquisada. O problema de pesquisa averígua quais as contribuições das estratégias educativas de uso das TIC para o aprimoramento dos docentes da escola campo. A partir do estudo, verificou-se que a escola enfrenta desafios pertinentes à falta de políticas públicas voltadas para formação continuada, descontinuidade da formação em serviço e poucos recursos tecnológicos disponíveis na escola, sendo insuficientes para a demanda na instituição e em vista da necessidade de sua adequação ao contexto tecnológico contemporâneo. Os entraves recorrentes dificultam a ascensão do docente na carreira. Procura-se contribuir com a formação docente em serviço e por meio de ações estratégicas desenvolvidas com a participação dos profissionais da instituição em busca de melhorias na formação. Utilizou-se como procedimento a metodologia da pesquisa-ação, por meio de identificação de problemas, planejamento das ações, atuação em conjunto, avaliação dos resultados das ações desenvolvidas e monitoradas a partir de atividades em capacitações, oficina e aulas ministradas pelos profissionais da escola. As principais conclusões apontam que o professor tenta construir uma identidade docente sólida coerente com a sociedade do conhecimento e da informação, mas se vê desprovido de apoio ou de uma formação ínfima, oferecida de forma descontinuada, sem valor em carga horária para a carreira, ou mesmo por não ter tempo para estudos ou poder custear continuidade na formação. Há necessidade de investimento em políticas públicas para a formação continuada dos professores visto que perpassam por reveses e desafios constantes e se desdobram em busca de materiais e métodos favoráveis à sua atuação no cotidiano escolar. As ações desenvolvidas com os profissionais serviram para capacitar os docentes, encorajá-los a continuar buscando melhorias na carreira, otimizaram suas aulas utilizando suas tecnologias pessoais e as que a escola dispõe, superaram parte de dificuldades enfrentadas e fez com que os professores se dispusessem a continuar buscando melhorias para o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespolpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raimundo Ferreira Rodrigues - Dissertação.pdf3.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.