Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2350
Authors: Gomes, Maria Lúcia Adriana Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, Amanda Maurício Pereira
Title: Narrativas de mulheres negras no Youtube
Keywords: YouTubeBlack; mulheres negras; análise de narrativas; YouTubeBlack; black women; analysis of narratives
Issue Date: 8-Apr-2020
Citation: GOMES, Maria Lúcia Adriana Silva. Narrativas de mulheres negras no Youtube. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo central desta pesquisa é identificar como as mulheres negras se autorrepresentam em canais do YouTube. Para isso, vamos verificar as principais temáticas presentes nas narrativas de youtubers negras na campanha YouTubeBlack Brasil no ano de 2017, levantar temas confluentes e observar se essas narrativas lidam diretamente com a questão do empoderamento feminino negro. A pesquisa é desenvolvida a partir de um conjunto de sete vídeos produzidos e publicados no YouTube Brasil, com narrativas de Ramana Borba, Nátaly Nery, Camila Nunes, Gabi Oliveira, Luci Gonçalves, Tia Má e Mari Ribeiro. As publicações integram a campanha YouTubeBlack, em comemoração ao dia da Consciência Negra no país, no ano de 2017. A pesquisa tem como aporte teórico a perspectiva de Stuart Hall e os Estudos Culturais, considerando que a abordagem sob esse ponto de vista aponta que os artefatos culturais podem educar pessoas, produzindo novos modos de pensar e fazer. Propõe uma reflexão sobre as heranças escravocratas do período colonial, a construção da representação social e da identidade da mulher negra no Brasil e para tais discussões, cita os estudos sobre negritude de Patricia Hill Collins, Djamila Ribeiro, Sílvio de Almeida e Frantz Fanon. Como método de análise adotamos a netnografia, com base nos ensinamentos de Kozinets (2014), por se tratar de uma pesquisa de campo on-line que se dedica à interpretação de fenômenos que acontecem a partir da interação de pessoas no mundo virtual. Para a análise dos dados, empregamos como estratégia metodológica a análise de narrativas, a partir do plano da metanarrativa, proposto por Motta (2013). A apreciação dos relatos sob esse aspecto possibilita a percepção de temas ou motivos que levam o narrador a expressar-se da forma que o fazem e a compreensão mais profunda da estrutura social e dos modelos de mundo nas quais estão inseridos. A análise do material demonstrou que representação, representatividade, interseccionalidade e feminismo negro são temáticas que se entremeiam no decorrer das falas das sete entrevistadas e que, algumas vezes, surgem implicitamente. Verificamos que não há como traçar um perfil das mulheres negras que produzem conteúdos para o YouTube, haja vista que possuem realidades sociais e históricos familiares distintos e até mesmo sua relação com a plataforma é diferente, todavia, o racismo estrutural revela-se como um dos grandes temas que permeia as narrativas de todas elas.
Abstract: The main objective of the work is to identify how black women represent themselves on YouTube channels and also to verify the main themes present in the narratives of black youtubers, to raise confluent themes and to observe if these narratives deal directly with the issue of black female empowerment. The research was developed from a set of seven videos produced and published by YouTube Brazil, with narratives by Ramana Borba, Nátaly Nery, Camila Nunes, Gabi Oliveira, Luci Gonçalves, Tia Má and Mari Ribeiro. The publications were part of the actions of the YouTubeBlack campaign, in celebration of Black Awareness Day in the country, in the year of 2017. The investigation has as theoretical support the perspective of Stuart Hall and Cultural Studies, considering that the approach under this point of view points out that cultural artifacts can educate people, producing new ways of thinking and doing. Besides that, this work is related to the slave heritage of the colonial period, the construction of social representation and the identity of the black woman in Brazil. For such discussions, it was mainly used the studies on blackness by Patricia Hill Collins, Djamila Ribeiro, Sílvio de Almeida and Frantz Fanon. Netnography was used as the method of analysis, based on the teachings of Kozinets (2014), as it is an online field research that is dedicated to the interpretation of phenomena that happen from the interaction of people in the virtual world. For data analysis, narrative analysis was used as a methodological strategy, based on the meta-narrative plan, proposed by Motta (2013). The appreciation of the reports under this aspect allows the perception of themes or reasons that lead the narrator to express himself in the way they do and the deeper understanding of the social structure and models of the world in which they are inserted. The analysis of the material showed that representation, representativeness, intersectionality and black feminism are thematic areas that intermingle during the speeches of the seven interviewees and that sometimes appear implicitly. It was verified that there is no way to profile black women who produce content for YouTube, given that they have different social realities and family historical and even their relationship with the platform is different, however, the structural racism has proved to be the great theme that permeates the narratives of all of them.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2350
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Lúcia Adriana Silva Gomes - Dissertação.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.