Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2327
Authors: Freire, Tércio Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Apolinário, Hellena Christina Fernandes
Title: Criptografia RSA no ensino médio: um recurso de motivação e aprendizagem
Keywords: Matemática; Criptografia RSA; Ensino e aprendizagem; Mathematics; Cryptography RSA; Teaching and learning
Issue Date: 28-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citation: FREIRE, Tércio Rodrigues. Criptografia RSA no ensino médio: um recurso de motivação e aprendizagem.2020.108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A desmotivação dos educandos da última série do Ensino Médio, após realizarem as avaliações de seleção para cursos de graduação, é vivenciada em muitas escolas brasileiras. Devido a este fato, essa dissertação buscou criar uma sequência didática que estimulasse o educando em sua aprendizagem. Atualmente vivenciamos uma evolução tecnológica nas nossas relações com o mundo e com isso houve o aumento na busca de segurança dos dados e informações trocados na Internet. Essa dissertação tem como tema a Criptografia RSA (Rivest-Shamir-Adleman) e o objetivo de investigar e trabalhar os elementos matemáticos necessários no desenvolvimento dos algoritmos da Criptografia RSA, com o objetivo de instigar a curiosidade e o interesse dos educandos em estudar Matemática. Foram planejadas oito intervenções didáticas para a apresentação do tema e o desenvolvimento dos algoritmos de codificar e decodificar mensagens. Os resultados da análise das intervenções apontaram que os educandos tiveram interesse no tema e no desenvolvimento dos algoritmos e conseguiram realizar as atividades propostas, de codificar e decodificar mensagens, com êxito. Concluímos que essa sequência didática estimulou o interesse dos educandos nas aulas de Matemática e proporcionou momentos de estudos matemáticos que potencializou o Ensino e Aprendizagem em sala de aula.
Abstract: The demotivation of students in the last grade of high school, after carrying out the selection evaluations for undergraduate courses, is experienced in many Brazilian schools. Due to this fact, this dissertation sought to create a didactic sequence that would stimulate the student in his learning. We are currently experiencing a technological evolution in our relations with the world and, going on this way, there has been an increase in the search for security of data and information exchanged on the Internet. This dissertation has as its theme RSA Cryptography (Rivest-Shamir-Adleman) and the objective of investigating and working on the mathematical elements, which are necessary in the development of RSA Cryptography algorithms, in order to instigate the curiosity and interest of students in going deeper into Mathematics. Eight didactic interventions were planned for the presentation of the theme and the development of algorithms for encoding and decoding messages. The results of the analysis of the interventions pointed out that the students were interested in the theme and in the development of the algorithms and were able to successfully carry out the proposed activities (about encoding and decoding messages). We conclude that this didactic sequence stimulated the students’ interest in Mathematics classes and provided moments of mathematical studies that potentiated Teaching and Learning in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2327
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tércio Rodrigues Freire - Dissertação.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.