Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2251
Authors: Ribeiro, Jaqueline Mendes Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Rolim, Carmem Lucia Artioli
Title: A escola no hospital: atendimento educacional às crianças em tratamento de saúde em Minas Gerais
Keywords: Atendimento Educacional Hospitalar; Atividade Docente; Escola Hospitalar; Crianças em Tratamento de Saúde; Educational Hospital Assistance; Teaching Activity; Hospital School; Children in Health Care
Issue Date: 1-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: RIBEIRO, Jaqueline Mendes Costa. A escola no hospital: atendimento educacional às crianças em tratamento de saúde em Minas Gerais.2020. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da pesquisa consiste em compreender o atendimento educacional desenvolvido no contexto hospitalar, de um hospital público em Minas Gerais, considerando a atividade docente com crianças em tratamento de saúde. Para o desenvolvimento da investigação procedemos a um estudo de abordagem qualitativa e de cunho exploratório e descritivo, processo que perpassou a revisão bibliográfica, o estudo documental e a pesquisa de campo. Para a coleta dos dados utilizamos como instrumentos observações e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a duas professoras atuantes na Escola Hospitalar focalizada. As informações coletadas foram analisadas e organizadas por meio de três unidades interrelacionadas. Os resultados revelaram que o atendimento educacional desenvolvido no espaço pesquisado busca promover a continuidade do processo escolar das crianças em tratamento, dando prosseguimento aos conteúdos curriculares, dirimindo as chances de evasão e perda do ano letivo. Nesse contexto, a atividade docente envolve trabalhar em parceria com a escola de origem do aluno, assim como o planejamento das ações pelas próprias professoras. Uma atuação que considera a aprendizagem escolar, mas também favorece a criança a proximidade ao ambiente da escola, a mudança na visão sobre o hospital e a elevação da autoestima, aspectos que contribuem para a melhoria das condições de saúde.
Abstract: The objective of the research is to understand the educational assistance developed in the hospital context, of a public hospital in Minas Gerais, considering the teaching activity with children undergoing health treatment. For the development of the investigation, we carried out a study with a qualitative approach and of an exploratory and descriptive nature, a process that went through the bibliographic review, the documentary study and the field research. In the collection of the data we used as instruments observations and semi-structured interviews, applied to two teachers working in the Hospital School focused. The information collected was analyzed and organized through three interrelated units. The results revealed that the educational assistance developed in the researched space seeks to promote the continuity of the school process of the children undergoing treatment, continuing the curricular contents, reducing the chances of evasion and loss of the school year. In this context, teaching activity involves working in partnership with the student's home school, as well as planning the actions by the teachers themselves. An activity that considers school learning, but also favors the child to be close to the school environment, changing the view on the hospital and raising self-esteem, aspects that contribute to the improvement of health conditions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2251
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Mendes Costa Ribeiro - Dissertação.pdf2.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.