Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2231
Authors: Assis, Welma Resende Fuso
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Carlos Mendes
Title: Transdisciplinaridade como metodologia de ensino médico acadêmico: uma experiência na liga de geriatria e gerontologia na Universidade Federal do Tocantins
Keywords: Educação Médica;Ensino;Aprendizagem
Issue Date: 8-Dec-2020
Citation: ASSIS, Welma Resende Fuso. Transdisciplinaridade como metodologia de ensino médico acadêmico: uma experiência na liga de geriatria e gerontologia na Universidade Federal do Tocantins. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A Transdisciplinaridade é um enfoque pluralista e holístico do conhecimento, que busca, através da articulação entre as inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber indo através e além da disciplinaridade, com o objetivo de oferecer propostas práticas e assertivas na resolução de problemas. Trata se de um estudo qualitativo inédito com utilização a escala Likert aplicada aos alunos da liga acadêmica multidisciplinar de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal do Tocantins, através da realização de aulas experimentais (Cenas Transdisciplinares) que buscou identificar e compreender como esta metodologia ativa de ensino acadêmico pode contribuir no aprendizado médico, e, qual o conhecimento e valorização que os alunos de medicina têm sobre esta ferramenta de ensino, bem como propor a validação de uma Máscara de Ensino Transdisciplinar a ser incorporada ao currículo acadêmico. A necessidade do trabalho em equipe é real na assistência em saúde, e tem sido cada vez mais exigida em cursos de pós-graduações, porem estas ainda são pouco valorizadas no ensino acadêmico, daí a importância de oferecer aos alunos da graduação a respectiva experiência no seu aprendizado. Como resultados os alunos relataram ser de extrema relevância a oportunidade de aprender já na graduação com aulas multidisciplinares, com troca de saberes capazes de reduzir tensões e estresse, com humanização e abordagem globalizada dos pacientes, compartilhando assim, conhecimentos com as demais áreas da saúde: enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e direito. A metodologia Transdisciplinar preocupa-se em oferecer soluções aplicáveis aos problemas, respeitando as diferenças e limitações regionais do paciente e sistema de saúde, tornando o binômio ensinar/aprender na graduação mais prazerosa e multiplicadora.
Abstract: Transdisciplinarity is a pluralistic and holistic approach to knowledge, which seeks, through the articulation between the countless faces of understanding the world, to achieve the unification of knowledge by going through and beyond disciplinarity, with the objective of offering practical and assertive proposals in problem solving. This is an unprecedented qualitative study using the Likert scale applied to students in the multidisciplinary academic league of Geriatrics and Gerontology at the Federal University of Tocantins, through experimental classes (Transdisciplinary Scenes) that sought to identify and understand how this active teaching methodology academic can contribute to medical learning, and, what is the knowledge and appreciation that medical students have about this teaching tool, as well as proposing the validation of a Transdisciplinary Teaching Mask to be incorporated into the academic curriculum. The need for teamwork is real in health care, and has been increasingly required in graduate courses, but these are still little valued in academic education, hence the importance of offering undergraduate students the respective experience in your learning. As a result, the students reported that the opportunity to learn in graduate school with multidisciplinary classes, with the exchange of knowledge capable of reducing tensions and stress, with humanization and a globalized approach to patients, is extremely relevant, thus sharing knowledge with other areas of health: nursing, physiotherapy, psychology, nutrition and law. The Transdisciplinary methodology is concerned with offering solutions applicable to the problems, respecting the regional differences and limitations of the patient and the health system, making the binomial teaching / learning in undergraduate courses more pleasant and multiplying.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2231
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Welma Resende Fuso Assis - Dissertação.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.