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http://hdl.handle.net/11612/2200
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ramos Junior, Dernival Venâncio | - |
dc.contributor.author | Souza, Andreia Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T11:48:43Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T11:48:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Andreia Costa. Ensino de História e mulher negra: um olhar interseccional sobre as percepções de estudantes em Conceição do Araguaia-PA. 2020.140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/2200 | - |
dc.description.abstract | This work presents the results and reflections around a training teaching History of ethnicracial and gender relations. The purpose is researching the perceptions and experiences of students of an eighth grade class about the discrimination and oppression systems that structure the historical condition of black women. The research carried out in a municipal public school from Conceição do Araguaia, which is a municipality located in the South region of Para State. This study was founded in the analytical perspective of intersectionality, a theoretical-methodological parameter that belongs to the black feminist framework and the contributions of decolonial thought. One of the focus of this study is the participation of five black students that took part of the selected class to the referred training. The general objective was to analyze the potentialities and the knowledge resulted from the formative process in ethnic-racial and gender relations that was conducted by the intersectional perspective and having as orientation the voices of the black students. The chosen action research is a purpose of collective participation made by a group of students looking for a better comprehension of themes discussed in formation workshops and the practical problems that I identified in History classes. I learned during the research and, at the moment of narrating the formation trajectory. Consequently, it meant narrating a teaching-learning process, pointing out what I maybe taught, but also, how much I learned. To decolonize knowings already established and/or promote awareness, to explicit the complexity of subordination mechanisms respecting the knowings of the students is a worthwhile process. The challenge of decolonize and make black the History teaching is a torturous but possible path. As part of the results of this research, it was produced a spelling book with the sequence of techniques and instruments used to construct the methodology employed. | pt_BR |
dc.format | application/pdf | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Ensino de História; Relações étnico-raciais; Gênero; Interseccionalidade; Descolonização; Racismo estrutural; History teaching; Ethnic-racial relations; Gender; Intersectionality; Decolonization; Structural racism | pt_BR |
dc.title | Ensino de História e mulher negra: um olhar interseccional sobre as percepções de estudantes em Conceição do Araguaia-PA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta os resultados e as reflexões em torno de uma formação para o Ensino de História das relações étnico-raciais e de gênero, que propôs investigar as percepções e experiências de estudantes de uma turma de oitavo ano sobre os sistemas de discriminação e opressão que estruturam a condição histórica da mulher negra. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de Conceição do Araguaia, município situado na região Sul do Estado do Pará. O estudo foi embasado na perspectiva analítica da interseccionalidade, um parâmetro teórico-metodológico próprio do pensamento feminista negro, e também nas contribuições do pensamento decolonial. Um dos principais focos do estudo se encontra na participação de cinco estudantes negras que faziam parte da turma selecionada para a referida formação. O objetivo geral foi analisar as potencialidades e os saberes resultantes de um processo formativo em relações étnico-raciais e de gênero, conduzido sob a perspectiva interseccional e tendo as vozes das estudantes negras como orientação. A metodologia da pesquisa-ação foi escolhida como uma proposta de participação coletiva realizada com o grupo de estudantes, na busca de uma melhor compreensão dos temas discutidos nas oficinas da formação e dos problemas práticos que identifiquei nas aulas de História. Formei e fui formada no decorrer da pesquisa e no momento de narrar a trajetória da formação. E, consequentemente, isso significou narrar um processo de ensinoaprendizagem, apontando o que por ventura ensinei, mas também, o muito que aprendi. Descolonizar saberes já estabelecidos e/ou promover conscientização; explicitar a complexidade dos mecanismos de subordinação, respeitando os saberes das/os educandas/os; todo este processo foi compensador. O desafio de descolonizar e enegrecer o Ensino de História é um caminho tortuoso, mas possível. Como parte dos resultados da pesquisa, foi produzida uma cartilha com a sequência das técnicas e instrumentos utilizados para a construção da metodologia utilizada. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
dc.publisher.campus | Araguaína | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de História |
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