Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Ana Roseli Paes dos-
dc.contributor.authorDias, Evandro Moura-
dc.date.accessioned2020-09-10T20:05:31Z-
dc.date.available2020-09-10T20:05:31Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.citationDIAS, Evandro Moura. Cartografia social da Comunidade Quilombola Káagados: identidade e enfrentamento. 78 f. Monografia (Graduação) - Curso de Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2143-
dc.description.abstractThe present work deals with a research developed in the Federal University of Tocantins linked to the course of Degree in Field Education: codes and language. It is the result of the course completion work. In this study we dealt with the Social Cartography Project carried out in the Quilombola Káagados Community in the years 2016/2017 to study if the mapping and territorialization inserted the community into a cultural, social and economic policy, transforming the ways of being of the community. Hypothetically we thought that the social cartography project could have allowed the community to have greater visibility before the community itself, the local authorities and the situation of conflicts between local farmers, the acclaimed and the quilombola community. In addition to giving us the impression that the Project cartography may have contributed to the debates about strengthening the identity of the subjects involved. The social cartography of the quilombola community Káagados: identity and confrontation, began with the current state of knowledge of the area of social cartography, of geography, of mapping in dialogue with people, which will be carried out by a study that is based on in the methodological guidelines of Robert Stake to study, understand and find out the hypotheses listed by means of a case study analysis. We conclude from the study that the fact of the demarcation of the limits of the community and the mapping of the conflicts, although they still exist, decreased. We observed that through the social cartography project the members of the Káagados community presented themselves to the external community and were able to confirm by means of the maps that they have a territory, a proper way of being, a culture, a social organization that needs, imperatively, be respected We understand that the invasion, the neglect of the authorities and the excess of the police, when with weapons in fist, at the request of the farmers, enter the homes of the people of the community characterizing moral harassment, only accentuates the institutionalized racism and the impunity. It is hoped that the results of the study will inspire future research on the subject, on the difficult life of the members of the quilombola communities and territorial conflicts and that they contribute to more effectively and consciously evidencing the need for public policies that, in fact, , attend to the needs of these communities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectCartografia socialpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
dc.subjectProjeto Cartografia socialpt_BR
dc.titleCartografia social da Comunidade Quilombola Káagados: identidade e enfrentamentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Tocantins ligada ao curso de Licenciatura em Educação do Campo: códigos e linguagem. É o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso. Neste estudo nos debruçamos sobre o Projeto Cartografia Social realizado na Comunidade Quilombola Káagados nos anos 2016/2017 para estudar se o mapeamento e a territorialização inseriu a comunidade numa política cultural, social e econômica, transformadora dos modos de ser da comunidade. Hipoteticamente pensamos que o projeto cartografia social, pode ter permitido que a comunidade pudesse ter maior visibilidade diante da própria comunidade, das autoridades locais e da situação de conflitos existentes entre os fazendeiros locais, grileiros e a comunidade Káagados. Além de nos dar a impressão de que o Projeto Cartografia pode ter contribuindo com os debates sobre o fortalecimento da identidade dos sujeitos envolvidos. O referencial teórico (conceitos e teorias) com o qual o estudo situou o tema A cartografia social da comunidade quilombola Káagados: identidade e enfrentamento, começou com o atual estado de conhecimento da área da cartografia social, da geografia, do mapeamento em diálogo com as ideias de Alfredo Wagner Berno de Almeida, Milton Santos, Boaventura de Sousa Santos e de Dorival dos Santos que será levado a cabo por um estudo que se fundamenta nas orientações metodológicas de Robert Stake para estudar, compreender e averiguar as hipótese elencadas por meio de um estudo de caso. Concluímos a partir do estudo que o fato da demarcação dos limites da comunidade e da cartografia os conflitos, embora ainda existam, diminuíram. Observamos que por meio do projeto cartografia social os integrantes da comunidade Káagados se apresentaram para a comunidade externa e puderam confirmar por meio dos mapas que possuem um território, um modo próprio de ser, uma cultura, uma organização social e econômica que precisa, imperativamente, ser respeitada. Compreendemos que a invasão, o descaso das autoridades e o excesso dos policiais, quando com armas em punho, a pedido dos fazendeiros, entram nas casas das pessoas da comunidade caracterizando assédio moral, só acentua o racismo institucionalizado e a impunidade. Espera-se que os resultados do estudo inspirem futuras investigações sobre o tema, sobre a vida difícil dos integrantes das comunidades quilombolas e dos conflitos territoriais, contribuindo para evidenciar de forma mais efetiva e consciente a necessidade de políticas públicas que de fato, atendam às necessidades dessas comunidades.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO DO CAMPOpt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia - Evandro Dias.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.