Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2141
Authors: Santos, Maísa Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Maria Emília da
Title: Tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil
Keywords: Tecnologia digital de informação e comunicação;Educação infantil;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 10-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Maísa Rodrigues dos. Tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil. 38 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal discutir a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação infantil. Na atualidade é possível notar um grande avanço nas TDIC e esse avanço tem levado as crianças pequenas a terem contato com o mundo virtual através de jogos, softwares e outros meios tecnológicos cada vez mais cedo. Sendo assim buscou-se entender como as escolas que ofertam a educação infantil têm utilizado estas tecnologias com o intuito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem das crianças. A fim de alcançar o objetivo proposto optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo e como ferramenta para coleta de dados utilizou-se questionários abertos com a participação de sete professores da instituição pesquisada. Para levantar o aporte necessário para dar seguimento a discussão proposta buscou se nos teóricos que se debruçam sobre o tema as informações necessárias. Os principais teóricos pesquisados foram Kenski (2003), Moran (2011), Sancho (2001), Santos (2014), entre outros. Esta pesquisa foi realizada em uma creche na cidade de Arraias-TO. Os sujeitos pesquisados fazem parte do corpo docente da referida instituição. Após a conclusão da pesquisa os resultados alcançados levaram esta autora a compreensão de que as TDICs tem um importante papel no processo do ensino e aprendizagem das crianças, no entanto a instituição pesquisada ainda se encontra caminhando a passos lentos no que diz respeito a utilização das tecnologias, a falta de equipamentos na instituição leva os professores utilizarem somente televisão e aparelho de áudio nas sala de aula. Os professores que participaram da pesquisa são formados e pedagogia e as políticas públicas do município ainda não implementou outros meios tecnológicos na referida instituição.
Abstract: The present work aimed to discuss the use of information and communication technologies (TDIC) in early childhood education. Nowadays it is possible to notice a great advance in information and communication technologies and this advance has led young children to have contact with the virtual world through games and other technological means at an earlier age. Thus, we sought to understand how the schools that offer early childhood education have used these technologies in order to contribute to the process of teaching and learning of children. In order to reach the proposed objective, a qualitative research was chosen and open questionnaires were used as a data collection tool. To raise the necessary contribution to follow up the proposed discussion sought in the theorists who address the subject the necessary information. The main theorists researched were Kenski (2003), Moran (2011), Sancho (2001), Santos (2014), among others. This research was conducted in a day care center in the city of Arraias-TO. The researched subjects were part of the faculty of that institution. After the conclusion of the research, the results achieved led the author to understand that TDICs play an important role in the process of teaching and learning of children, however education in Brazil has not been able to use it in order to reach its full potential.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2141
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia - Maísa Rodrigues dos Santos.pdf994.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.