Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2131
Authors: Ferreira, Thamires Mendes Matos
metadata.dc.contributor.advisor: stephani, Adriana Demite
Title: Plágio e Universidade: percepção de academicos de pedagogia da UFT/Arraias
Keywords: Plágio;Pedagogia;UFT;Universitários
Issue Date: 9-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MATOS, Thamires Mendes. Plagio de Universidade: a Percepção de Academicos do Curso de Pedagogia da UFT/Arraias. 2019. 55 f. Monografia de Graduaçã) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no curso de Pedagogia da UFT, Câmpus de Arraias, sobre o uso do texto e ideias do outro em trabalhos acadêmicos. Nesse intento, analisou-se a compreensão dos universitários em fase conclusão do curso sobre plágio no meio acadêmico. Para esse trabalho, a pesquisa se organizou em etapas, sendo a primeira de caráter teórico, com realização de estudos e reflexões sobre autores e pesquisas que versam sobre letramento acadêmico e paráfrase e plágio (OLIVEIRA, 2010; ULHOA, 2006; LIMA, 2013; ORLANDI, 2004; BLATTMANN, FRAGOSO, 2003; CHRISTOFE, 1996; BESSA, BERNADINHO, NASCIMENTO, 2012; GARSCHAGEN, 2006; KROKOSCZ, 2011; BARBASTEFANO, SOUZA, 2007; AIRES, 2017). Em seguida, realizou-se uma pesquisa via aplicação de questionários a 36 (trinta e seis) universitários sobre seus conhecimentos e impressões acerca do plágio no espaço acadêmico. A partir dos dados coletados e das análises realizadas foi possível analisar que os acadêmicos possuem noções singelas sobre o conceito de paráfrase, e que a maioria não a utiliza com propriedade, cometendo ainda de maneira recorrente as diversas formas de plágios, e apresentando motivos e justificativas para sua ocorrência.
Abstract: This text presents the results of a research carried out in the UFT Pedagogy course, Campus of Arraias, about the use of the text and ideas of the other in academic works. To this end, I was analyzed the comprehension of university students in the conclusion phase of the course about plagiarism in the academic environment. For this work, the research was organized in stages, the first of a theoretical nature, with studies and reflections on authors and research on academic literacy and paraphrase and plagiarism (OLIVEIRA, 2010; ULHOA, 2006; LIMA, 2013; ORLANDI, 2004; BLATTMANN, FRAGOSO, 2003; CHRISTOFE, 1996; BESSA, BERNADINHO, BIRTH, 2012; GARSCHAGEN, 2006; KROKOSCZ, 2011; BARBASTEFANO, SOUZA, 2007; AIRES, 2017). Then, a survey was conducted by applying questionnaires to 36 (thirty-six) university students about their knowledge and impressions about plagiarism in the academic space. From the data collected and the analysis made it was possible to verify that the academics have simple notions about the concept of paraphrase, and that most do not use it properly, still committing the plagiarism forms, and presenting various reasons and justifications for its occurrence.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2131
Appears in Collections:Pedagogia

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