Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2130
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dc.contributor.advisorPereira, Aparecida de Jesus Soares-
dc.contributor.authorRodrigues, Joélia dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-09T15:05:46Z-
dc.date.available2020-09-09T15:05:46Z-
dc.date.issued2020-09-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Joélia dos Santos. Formação dos primeiros graduandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Arraias/TO: um estudo dentro do currículo prescrito e vivenciado. 63 f. Monografia (Graduação) - Curso de Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2130-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the formation of teachers, having as a reference point the proposal to study the curriculum of the Course in Education in the Field of Codes and Languages - Visual Arts and Music, from the Federal University of Tocantins - Campus de Arraias, implemented in 2014, specifically in aspects related to the Visual Arts and Music qualifications and about the challenges faced by the teachers and students of that course, based on the training process of the first graduates. The general objective of the study was to carry out observations and document analysis in order to understand the challenges faced by teachers and students during the training process, aiming at contributions to the curriculum. The curriculum of the course is organized through three distinct and interrelated groups, contemplating moments of common study, moments of specific study and free moments of deepening of knowledge, proposing an interdisciplinary knowledge, based on two dimensions of integrated training alternation: university time and community time, with qualifications in two areas of knowledge - Visual Arts and Music. The work was based on theorists such as: (SACRÍSTAN, 2000); (SANTOMÉ, 1998); (PEREIRA and SILVA, 2017); (FERNANDES, PACHECO and OLIVEIRA, 2013), (QUEIROZ and MARINHO, 2005), (CARVALHO, 2016) among others. This study points out the need to organize the curricular structure and to reflect on the workload for the Visual Arts and Music subjects of the course, thus contributing to rethink the training that future professionals in this area are having, and the possible practices of teaching-learning for training appropriate to the reality found in school institutions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectTeoria e Práticapt_BR
dc.titleFormação dos primeiros graduandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFT Arraias/TO: um estudo do currículo prescrito e vivenciadopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a formação de professores, tendo como ponto de referência a proposta de estudo do currículo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Códigos e Linguagens – Artes Visuais e Música, da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Arraias, implantado em 2014, especificamente em aspectos relacionados às habilitações Artes Visuais e Música e sobre os desafios enfrentados pelos docentes e discentes do referido curso, tendo como base o processo de formação dos primeiros graduandos. O objetivo geral do estudo foi realizar observações e análise documental a fim de compreender os desafios enfrentados por docentes e discentes durante o processo de formação, visando contribuições para o currículo.O currículo do curso é organizado através de três núcleos distintos e inter-relacionados, contemplando momentos de estudo comuns, momentos de estudo específicos e momentos livres de aprofundamento de conhecimentos, propondo um conhecimento interdisciplinar, apoiando-se em duas dimensões de alternância formativa integradas: o tempo-universidade e o tempo-comunidade, com habilitação em duas áreas do conhecimento - Artes Visuais e Música. O trabalho foi fundamentado em teóricos como: (SACRÍSTAN, 2000); (SANTOMÉ, 1998); (PEREIRA e SILVA, 2017); (FERNANDES, PACHECO e OLIVEIRA, 2013), (QUEIROZ e MARINHO, 2005), (CARVALHO, 2016)dentre outros.Este estudo aponta a necessidade de organização da estrutura curricular e auma reflexão quanto à carga horária destinada às disciplinas de Artes Visuais e Música do curso, contribuindo assim, para repensar a formação que os futuros profissionais desta área estão tendo, e as possíveis práticas de ensino-aprendizagem para umaformação adequada à realidade encontrada nas instituições escolares.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO DO CAMPOpt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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