Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2128
Authors: Paula, Mateus de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Choque, Nilo Maurício Sotomayor
Title: A roda d’água de Malkus-Lorenz e o e-book interativo estendido no ensino da dinâmica não-linear na física mecânica
Keywords: Sistemas dinâmicos não lineares; Caos; Roda d’água de MalkusLorenz; E-book aprimorado; Arduino; aquisição de dados; LabView; PLX-DAQ; Nonlinear dynamical systems; Chaos; Malkus-Lorenz Water Wheel; Enhanced E-book; Arduino; data acquisition; LabView
Issue Date: 4-Feb-2020
Citation: PAULA, Mateus de Sousa. A roda d’água de Malkus-Lorenz e o e-book interativo estendido no ensino da dinâmica não-linear na física mecânica. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional Nacional em Ensino de Física, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Detalha-se a construção experimental de uma Roda d’água de Malkus-Lorenz com sistema de aquisição de dados de posição angular em função do tempo utilizando-se da Plataforma de Prototipagem Eletrônica de acesso aberto Arduino, o Ambiente de desenvolvimento de Sistemas e Linguagem de Programação Gráfica Labview e dispositivos e sensores eletrônicos compatíveis. O sistema experimental é introduzido como ferramenta para equipar laboratórios didáticos de Física em nível de ensino médio e graduação com intuito de motivar, apoiar e consolidar o ensino-aprendizagem dos fenômenos não lineares na Física Mecânica ao nível do ensino médio. O sistema experimental é apresentado como um produto educacional acompanhado de um livro interativo, tecnologia da informação e comunicação de invenção muito recente, denominado enhanced e-book. O livro apresenta conceitos de física e matemática associados com os fenômenos lineares e não lineares encontrados nos sistemas descritos pela dinâmica da mecânica newtoniana. Salienta-se a importância dos conceitos matemáticos empregados para formalizar os fenômenos físicos o que deve ajudar a compreender melhor a estreita inter-relação entre estas duas áreas do conhecimento. O E-book estendido contem simulações computacionais, arquivos de audio e vídeos que ajudam a uma melhor compreensão dos fenômenos físicos não lineares envolvidos com o tema de estudo. O conjunto dos produtos educacionais foi utilizado em aulas de ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campos Araguatins.
Abstract: The experimental construction of a Malkus-Lorenz Waterwheel with angular position data acquisition system is described. function of time by employing the Arduino Open Access Electronic Prototyping Platform, the Labview Graphics Programming Systems and Language and compatible electronic devices and sensors. The experimental system is introduced as a tool to equip high-school and undergraduate didactic Physics labs to motivate, support and consolidate the teaching-learning of nonlinear phenomena in mechanical physics at the high school level. The experimental system is presented as an educational product accompanied by an interactive book, information technology and communication invention very recent, called Extended E-book. The book presents concepts of physics and mathematics associated with phenomena linear and nonlinear found in the systems described by the dynamics of Newtonian mechanics. The importance of mathematical concepts employed to formalize physical phenomena which should help to better understand the close interrelationship between these two areas of knowledge. The extended Ebook contains computer simulations, audio files and videos that help a better understanding of the nonlinear physical phenomena involved with the topic of study. The set of educational products were used in high school classes at the Tocantins Federal Institute of Education, Science and Technology (IFTO) - Campos Araguatins.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2128
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mateus de Sousa Paula - Dissertação.pdf7.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.