Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Giane Maria da-
dc.contributor.authorSantos, Railla Ferreira dos-
dc.date.accessioned2020-08-24T14:59:37Z-
dc.date.available2020-08-24T14:59:37Z-
dc.date.issued2020-08-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Railla Ferreira dos. A relação família e escola e sua importância para o desenvolvimento da criança em uma Escola de Educação Infantil em Arraias-TO. 37 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2121-
dc.description.abstractThe present study some reflections on the importance of family participation in school for the child's educational process. The research was conducted at a preschool in Arraias-TO and aimed to analyze the importance of family participation during the schooling process of children and to make schools aware of the role they play in building this partnership. The research was conducted by means of a qualitative approach, with field research, from the interview with the principal of the institution, the pedagogical coordinator and a teacher and the application of questionnaires with the families, as well as direct observation of the school daily life. This made it possible to understand that the family and the school should establish partnerships, seeking strategies that will meet the needs experienced in this context. The study was based on Marcolan (2004), Sousa (2009), Carvalho (1983), Ariès (2006), Godoy (1995), Nogueira (2010), among other authors who discuss about the subject. All with one goal for a quality education that enables social transformation, a fundamental condition for an approximation between family and school. Thus, the greater the family participation, the more effective the work done by the school. The research made us understand that there is no formula for realizing the relationship between family and school, since each family, each school, lives a different reality. In this sense, the interaction between family and school is necessary so that both are aware of their peculiarities and establish a relationship of dialogue, seeking ways to consolidate this partnership.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectParceriapt_BR
dc.titleA relação família e escola e sua importância para o desenvolvimento da criança em uma Escola de Educação Infantil em Arraias-TOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda algumas reflexões sobre a importância da participação da família na escola para o processo educativo da criança. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil em Arraias-TO, e teve por objetivo analisar a importância da participação familiar durante o processo de escolarização das crianças e conscientizar as escolas do papel que possuem na construção dessa parceria. A pesquisa foi realizada por meio de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, a partir da realização de entrevista com a diretora da instituição, a coordenadora pedagógica e uma professora e aplicação de questionários com as famílias, bem como observação direta do cotidiano escolar, o que possibilitou compreender que a família e a escola devem estabelecer parcerias, buscando estratégias que venham suprir as necessidades vivenciadas neste contexto. O estudo foi fundamentado em Marcolan (2004), Sousa (2009), Carvalho (1983), Ariès (2006), Godoy (1995), Nogueira (2010), entre outros autores que discutem a respeito do assunto abordado. Todos com um só objetivo para uma educação de qualidade que possibilite a transformação social, condição fundamental para uma aproximação entre família e escola. Assim, quanto maior for a participação da família, mais eficaz será o trabalho realizado pela escola. A pesquisa nos fez compreender que não existe uma fórmula para se concretizar a relação família e escola, uma vez que cada família, cada escola, vive uma realidade diferente. Nesse sentido, a interação família e escola se faz necessária para que ambas tenham conhecimento de suas peculiaridades e estabeleçam uma relação de diálogo, buscando meios para que se consolide essa parceria.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia - Railla Ferreira dos Santos.pdf856.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.