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Authors: Sousa, Marcilene Oliveira Ramos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Giane Maria da
Title: O trabalho com a leitura e a escrita na concepção de três professores da Educação Infantil, em uma escola de Monte Alegre de Goiás
Keywords: Educação infantil;Leitura;Escrita;Monte Alegre de Goiás
Issue Date: 24-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Marcilene Oliveira Ramos. O trabalho com a leitura e a escrita na concepção de três professores da Educação Infantil, em uma escola de Monte Alegre de Goiás. 44 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender as práticas de leitura e de escrita na concepção de três professoras da Educação Infantil, em uma escola pública da cidade de Monte Alegre de Goiás. Para a construção deste trabalho, foram consultados autores que tratam da temática, como Antunes (2010), Oliveira (2011), Soares (2004), Baptista (2010), Corsino (2016), entre outros. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo em que foi realizada uma entrevista semiestruturada com as três docentes. O estudo apontou que o ensino da leitura e da escrita nessa etapa de ensino ocorre por meio das interações e brincadeiras e que mesmo não sendo obrigatório que as crianças estejam alfabetizadas ao final dessa etapa, por terem facilidade de aprender, elas terminam a Educação Infantil lendo e escrevendo palavras com silabas simples (formadas por consoante e vogal). As professoras, declararam ainda que buscam atualizar-se com as orientações mais recentes em relação ao ensino na primeira etapa da educação básica, orientando-se, especialmente, pelos pressupostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando criar possibilidades de aprendizagem significativas para as crianças.
Abstract: The present work aimed to analyze and understand the reading and writing practices in the conception of three teachers of kindergarten, in a public school in the city of Monte Alegre de Goiás. For the construction of this work, authors who deal with the theme were consulted. such as Antunes (2010), Oliveira (2011), Soares (2004), Baptista (2010), Corsino (2016), among others. This is a qualitative study, based on a field research in which a semi-structured interview with the three teachers was conducted. The study pointed out that the teaching of reading and writing in this stage of education occurs through interactions and play and that even though it is not mandatory that children are literate at the end of this stage, because they are easy to learn, they finish early childhood reading and writing words with simple syllables (formed by consonant and vowel). The teachers also stated that they seek to update themselves with the most recent orientations regarding teaching in the first stage of basic education, especially guided by the assumptions in the Common National Curriculum Base (BNCC), aiming to create meaningful learning possibilities for the children.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2119
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