Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2077
Authors: Ribeiro, Nilton Gabriel Regis
metadata.dc.contributor.advisor: Pinheiro, Renato Torres
Title: Análise multitemporal da cobertura vegetal no plano diretor urbano de Palmas-TO
Keywords: ecologia;áreas verdes;florestas urbanas;estudo das paisagens urbanas
Issue Date: 9-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos - PPGEE
Citation: RIBEIRO, Nilton Gabriel Regis. Análise multitemporal da cobertura vegetal no plano diretor urbano de Palmas-TO. 2019. 70f. Tese (Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia Rede Bionorte, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O processo de urbanização nas cidades é um fenômeno que ocorre em praticamente todos os países do mundo, causando diversas consequências como a perda de cobertura vegetal nativa através da modificação da paisagem por meio da ocupação do solo para a construção de infraestruturas urbanas. A perda da cobertura vegetal traz diversos problemas para a resiliência ambiental das cidades pois ela é responsável por diversos serviços ecossistêmicos que proporcionam o bem-estar da população. Dessa forma o planejamento urbano deve considerar a infraestrutura verde de uma cidade como um dos pilares para o equilíbrio ambiental. Nesse trabalho foi avaliada a perda de cobertura vegetal no Plano Diretor Urbano de Palmas entre o ano de sua fundação (1989) até o ano de 2018 através de uma análise multitemporal de imagens de satélites e categorização e quantificação dessas áreas por meio de softwares de SIG, além disso foi feita uma análise em relação as áreas urbanas protegidas para fins de conservação. Os resultados revelam uma perda de cobertura vegetal altamente significativa durante esse período, o que traz a necessidade de refletir como está sendo abordada a questão ambiental no município, que está inserido no Bioma Cerrado, onde ações de conservação da biodiversidade são extremante necessárias por esse ser um dos cinco hotspots de biodiversidade no mundo.
Abstract: O processo de urbanização nas cidades é um fenômeno que ocorre em praticamente todos os países do mundo, causando diversas consequências como a perda de cobertura vegetal nativa através da modificação da paisagem por meio da ocupação do solo para a construção de infraestruturas urbanas. A perda da cobertura vegetal traz diversos problemas para a resiliência ambiental das cidades pois ela é responsável por diversos serviços ecossistêmicos que proporcionam o bem-estar da população. Dessa forma o planejamento urbano deve considerar a infraestrutura verde de uma cidade como um dos pilares para o equilíbrio ambiental. Nesse trabalho foi avaliada a perda de cobertura vegetal no Plano Diretor Urbano de Palmas entre o ano de sua fundação (1989) até o ano de 2018 através de uma análise multitemporal de imagens de satélites e categorização e quantificação dessas áreas por meio de softwares de SIG, além disso foi feita uma análise em relação as áreas urbanas protegidas para fins de conservação. Os resultados revelam uma perda de cobertura vegetal altamente significativa durante esse período, o que traz a necessidade de refletir como está sendo abordada a questão ambiental no município, que está inserido no Bioma Cerrado, onde ações de conservação da biodiversidade são extremante necessárias por esse ser um dos cinco hotspots de biodiversidade no mundo.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2077
Appears in Collections:Mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilton Gabriel Regis Ribeiro - Dissertação.pdf2.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.