Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabral, José Pedro Cabrera-
dc.contributor.authorPereira, Sandra de Oliveira Gomes-
dc.date.accessioned2020-06-24T14:27:27Z-
dc.date.available2020-06-24T14:27:27Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Sandra de Oliveira Gomes. “Se eu pudesse trabalharia só oito horas”: As condições de trabalho dos mototaxistas e vendedores ambulantes de Palmas/TO. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2041-
dc.description.abstractWe are currently living in a scenario in which the increase of unemployment rates, the worsening of working conditions and setbacks in the scope of social rights have been amplifying the poverty as well as increasing the number of workers looking for alternative means to guarantee income and survival. The activities carried out by the poor population are escalating in Brazilian cities in number and variety and it is intensifying the divisions of labor, assumed in this research, as a starting point to understand the theory of the circuits of the urban economy. We intend to analyze the working conditions present in the lower circuit of Palmas, from two niches of activities: the motorcycle taxi service and the street commerce. For this study we chose documentary and bibliographic research and, in the field work, we conducted interviews with 65 workers enrolled in the investigated activities. The results indicated that the lower circuit in Palmas follows a national trend, that means it is in the midst of an expansion process, having the current crisis of employment and the expansion of the entrepreneurship and self-employment discourse as drivers, these factors have been used by capital and supported by a neoliberal state as strategies to expand the forms of domination of the working class. On top of that, it also reinforces that unemployment and precariousness are inherent to the capitalist mode of production. In addition to that, the research indicates the deterioration of the living conditions most of the workers interviewed suffer, given the precarious and unprotected ways in which they work. The activities of the lower circuit in the capital city of Tocantins have become an exile for a contingent of unemployed people, rather than the solution to the serious problem the productive world is currently experiencing. Thus, the motorcycle taxi people and street vendors experience the process of precariousness not only at work, but also of their lives.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectCircuito Inferiorpt_BR
dc.subjectMototaxistaspt_BR
dc.subjectVendedores ambulantespt_BR
dc.title“Se eu pudesse trabalharia só oito horas”: As condições de trabalho dos mototaxistas e vendedores ambulantes de Palmas/TOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEm um cenário marcado pelo aumento do desemprego e das expressões da precarização do trabalho, retrocessos no âmbito dos direitos sociais e na multiplicação da pobreza, um número cada vez maior de trabalhadores busca meios alternativos de obtenção de renda e garantia de sobrevivência. Ampliam-se nas cidades brasileiras, em número e variedade, as atividades realizadas pela população pobre, intensificando as divisões do trabalho, entendidas nessa pesquisa como ponto de partida para a compreensão da teoria dos circuitos da economia urbana. Nesse sentido, buscamos realizar uma análise sobre as condições de trabalho presentes no circuito inferior de Palmas, a partir de duas atividades, o serviço de mototáxi e o comércio ambulante. Recorremos às pesquisas documental, bibliográfica e, no trabalho de campo, entrevistamos 65 trabalhadores inscritos nas atividades investigadas. Os resultados apontaram que o circuito inferior em Palmas, seguindo uma tendência nacional, está em pleno processo de expansão, tendo como propulsores a atual crise do emprego e ampliação do discurso do empreendedorismo e do trabalho por conta própria, fatores utilizados pelo capital, com apoio do Estado neoliberal, como estratégias para ampliar as formas de dominação da classe que vive do trabalho, reforçando que o desemprego e a precarização são inerentes ao modo de produção capitalista. A pesquisa apontou para a deterioração das condições de vida da maior parte dos trabalhadores entrevistados, dadas às formas precárias e desprotegidas em que atuam. As atividades do circuito inferior na capital tocantinense tornaram-se exílio para um contingente de desempregados, mas não a solução para o grave problema que o mundo produtivo vive no período presente. Os mototaxistas e os ambulantes vivenciam o processo de precarização não somente do trabalho, mas também de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGpt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra de Oliveira Gomes Pereira - Dissertação.pdf3.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.