Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1909
Authors: Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Cardoso, Poliana Oliveira
Title: Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
Keywords: Cooperativismo;Cooperativa;Crédito;Relacionamento;Marketing;Cooperativism;Credit;Relationship;Marketing
Issue Date: 13-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GONÇALVES, Gustavo Jacinto Silva. Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Uma nova forma de serviços bancários tem se configurado como demanda de determinados segmentos de mercado, no mundo empresarial, que prima por agilidade no atendimento e menos burocracia, elementos que favorecem o relacionamento e fidelização do cliente. Dessa forma, o cooperativismo de crédito tem se colocado no mercado como uma opção no momento de escolha da instituição bancária. Eventualmente, encontrar instituições financeiras que proporcionem redução de custos, mantendo um bom relacionamento por um bom espaço de tempo, tem sido uma busca constante de empresários e gestores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar quais fatores que levam uma empresa a migrar suas operações de um banco tradicional para uma cooperativa de crédito. Para atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do conceito de cooperativas de crédito, marketing e marketing de relacionamento e diferenciações entre as cooperativas e as instituições bancárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas através de um questionário estruturado aplicado a empreendedores, gestores e responsáveis por tomar decisões financeiras empresariais. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2017 a março de 2018, totalizando 15 questionários respondidos. Os resultados mostram que fatores como o relacionamento com a instituição financeira e os benefícios econômicos possuem maior peso na migração das operações, mesmo que os clientes ainda mantenham algumas transações com os bancos tradicionais.
Abstract: A new form of banking services has been configured as demand for certain market segments, in the business world, which press for agility in service and less bureaucracy, elements that favor the relationship and customer loyalty. In this way, credit cooperativism has been placed on the market as an option when choosing the banking institution. Eventually, finding financial institutions that provide cost savings, maintaining a good relationship for a good span of time, has been a constant pursuit of entrepreneurs and managers. In this sense, this paper aims to identify the factors that lead a company to migrate its operations from a traditional bank to a credit cooperative. In order to reach this objective, a bibliographic survey was carried out regarding the concept of credit cooperatives, marketing and relationship marketing and differentiation between cooperatives and banking institutions. The data collection was done through interviews conducted through a structured questionnaire applied to entrepreneurs, managers and decision makers in making business decisions. The survey was carried out from December 2017 to March 2018, totaling 15 questionnaires answered. The results show that factors such as the relationship with the financial institution and the economic benefits carry greater weight in the migration of operations, even though clients still have some transactions with the traditional banks.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1909
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