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dc.contributor.advisorSouza, Débora Oliveira de-
dc.contributor.authorDias, Lídia da Costa-
dc.date.accessioned2020-03-09T21:35:42Z-
dc.date.available2020-03-09T21:35:42Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.citationDIAS, Lídia da Costa. Empreendedorismo cooperativista no norte do Tocantins: um estudo de caso para a ampliação dos canais de distribuição na cooperativa dos artesão de biojoia - Xambiart. 2016. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1884-
dc.description.abstractThis article discusses how entrepreneurship cooperativist is seen in the region TO, referring also to the importance of distribution channels for a company. This time, this study presents the results of a research conducted at Cooperative of Craftsmen biojewels Tocantins - Xambiart, whose main objective was to investigate the viable ways to increase distribution channels for Cooperative XAMBIART, as well as the barriers in the dissemination process of products. Already the specific objectives were: to carry out theoretical study on the subject in question; apply questionnaire with the target audience to identify the problem situation of this and analyze the data collected, proposing strategies with new distribution channels to market expansion of the Cooperative. As methodological procedures was held at first a literature search and then there was the field research. The study was a qualitative approach, as described the scenario evaluated through participant observation and interview techniques and the application of a questionnaire with the Board of the cooperative. Such procedures made it possible to understand that the main bottlenecks of the Cooperative is the lack of qualified human resources for handlings of the cooperative's website and other digital distribution channels, also the difficulty of maintaining partnership with local government agencies, as well as the lack of training and capacity building for management area, allowing better planning of the activities developed by the cooperative.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectCanais de Distribuiçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCooperativept_BR
dc.subjectDistribution Channelspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.titleEmpreendedorismo cooperativista no norte do Tocantins: um estudo de caso para a ampliação dos canais de distribuição na cooperativa dos artesão de biojoia - Xambiartpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo procura discutir de que forma o empreendedorismo cooperativista é visto na região do TO, referindo-se ainda, sobre a importância dos canais de distribuição para uma empresa. Desta feita, este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Cooperativa dos Artesãos de Biojoias do Tocantins – Xambiart, cujo objetivo geral foi investigar os caminhos viáveis para aumentar os canais de distribuição para Cooperativa XAMBIART, assim como os entraves no processo de divulgação dos produtos. Já os objetivos específicos foram: realizar estudo teórico sobre o tema em questão; aplicar questionário com o público alvo, para identificar a situação-problema deste estudo e analisar os dados coletados, propondo estratégias com novos canais de distribuição para expansão do mercado da Cooperativa. Como procedimentos metodológicos realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica e em seguida realizou-se a pesquisa de campo. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois qualificou o cenário avaliado, por meio das técnicas de observação participante e entrevista, com aplicação de um questionário com a Diretoria da cooperativa. Tais procedimentos possibilitaram entender que os principais gargalos da Cooperativa é a falta de recursos humanos qualificados para manuseios do site da cooperativa e outros canais de distribuição digitais, também a dificuldade de manter parceria com órgãos públicos municipais, assim como a falta de treinamentos e capacitações para área gerencial, possibilitando um melhor planejamento das atividades desenvolvidas pela cooperativa.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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