Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1734
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dc.contributor.advisorClemente, Marcos Edilson de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Aletícia Rocha da-
dc.date.accessioned2020-02-19T14:38:53Z-
dc.date.available2020-02-19T14:38:53Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.citationSILVA, Aletícia Rocha da. Educação patrimonial no ensino de História: a feira livre como espaço de aprendizagem histórica em Colinas do Tocantins. 2018.142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1734-
dc.description.abstractEsta disertación tiene como tema la Educación Patrimonial en la enseñanza de la Historia como estrategia para viabilizar el aprendizaje histórico. Para analizar esta estrategia, el trabajo fue estructurado como una investigación-acción y se basó en explorar el patrimonio cultural en un espacio de vivencia, la Feria Libre Municipal de Colinas do Tocantins. En ese sentido, elaboramos actividades de exploración de la historia, memoria e identidad local guiadas por el método de la educación patrimonial. Por tratar con sujetos vivos y fuentes inmateriales los estudiantes fueron instrumentalizados a lidiar con las fuentes orales, producidas por medio de la realización de entrevistas, y luego a analizarlas para que así pudieran entender que la historia del lugar en que viven es posible de ser no sólo en el aula, sino también en espacios no formales de aprendizaje, a ejemplo de los ambientes de convivencia social de la comunidad y con sus manifestaciones culturales. Se aplicaron formularios con preguntas sobre las actividades realizadas en el curso de la investigación-acción para intentar constatar cómo los estudiantes aprendieron con la educación patrimonial en la enseñanza de la Historia y se pasaron a percibirlo como una herramienta que los llevara a comprender su propia historicidad y la importancia de los lugares de memoria, del conocimiento y valorización del patrimonio histórico cultural de la ciudad. También como parte de esta disertación de maestría y producto didáctico-pedagógico elaboramos un blog en el que sugerimos actividades de educación patrimonial aliadas a la enseñanza de la Historia.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino de História; Ensino e aprendizagem em espaços não-formais; Educação Patrimonial; Memória e identidade; História Local e Regional; Enseñanza de Historia; Enseñanza y aprendizaje en espacios no formales; Educación Patrimonial; Memoria e identidad; Historia Local y Regionalpt_BR
dc.titleEducação patrimonial no ensino de História: a feira livre como espaço de aprendizagem histórica em Colinas do Tocantinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como tema a Educação Patrimonial no ensino de História como estratégia para viabilizar a aprendizagem histórica. Para analisar esta estratégia, o trabalho foi estruturado como uma pesquisa-ação e pautou-se em explorar o patrimônio cultural em um espaço de vivência, a Feira Livre Municipal de Colinas do Tocantins. Nesse sentido, elaboramos atividades de exploração da história, memória e identidade local guiados pelo método da educação patrimonial. Por lidar com sujeitos vivos e fontes imateriais os estudantes foram instrumentalizados a lidar com as fontes orais, produzidas por meio da realização de entrevistas, e depois a analisá-las para que assim pudessem entender que a história do lugar em que vivem é possível de ser conhecida não só na sala de aula, mas também em espaços não-formais de aprendizagem, a exemplo dos ambientes de convivência social da comunidade e com as suas manifestações culturais. Foram aplicados formulários com perguntas sobre os trabalhos realizados no percurso da pesquisa-ação para tentarmos constatar como os estudantes aprenderam com a educação patrimonial no ensino de História e se passaram a percebê-lo como uma ferramenta que os levem a compreender sua própria historicidade e a importância dos locais de memória, do conhecimento e valorização do patrimônio histórico cultural da cidade. Também como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico elaboramos um blog em que sugerimos atividades de educação patrimonial aliadas ao ensino de História.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

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