Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1733
Authors: Brandão, Viviane Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Title: A contribuição da literatura infantil para as práticas de letramento: primeira fase do ensino fundamental
Keywords: Linguagem; Literatura infantil; Letramento; Formação de leitor; language; children's literature; literacy; training of reader
Issue Date: 23-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: BRANDÃO, Viviane Gomes. A contribuição da literatura infantil para as práticas de letramento: primeira fase do ensino fundamental.2016.100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca refletir sobre a contribuição da literatura infantil para as práticas de letramento, priorizando a primeira fase do Ensino Fundamental. Baseia-se em uma pesquisa-ação, que objetiva investigar o desenvolvimento das práticas de letramento a partir do trabalho desenvolvido com a literatura infantil. A investigação é realizada a partir da aplicação de uma Unidade Didática (UD), com desenvolvimento em uma turma de 5º ano, de uma escola municipal em Araguaína - TO. A Unidade Didática contempla atividades de interação em torno da leitura coletiva do livro infantil: A Galinha Ruiva, autor: Editora FTD, Coleção Livro Mágico. Como produto final da UD, foi sugerida a confecção de um livro infantil e uma apresentação de uma dramatização (produções e registros dos alunos envolvidos). A proposta de análise dos dados adquiridos consiste na perspectiva do letramento, priorizando a leitura e a escrita, considerando ainda o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e aquisições, propostos por VIGOTSKY (2008), assim também como o despertar do gosto pela leitura, debates, música e a interação entre professora-pesquisadora e alunos. Nesse seguimento, busca-se uma forma de pensar tanto a criança como protagonista do processo de sua aprendizagem, quanto o papel da literatura na escola, como linguagem viva, dinâmica e mobilizadora de saberes e de sujeitos.
Abstract: This work reflects on the contribution of children's literature for literacy practices, prioritizing the first stage of the elementary school. Is based on an action research, which aims to investigate the development of literacy practices from the work developed with children's literature. The investigation is performed from the application of a Didactic Unit (UD), with development in a fifth-grade class in a school Hall in Araguaína. The Didactic Unit includes interaction activities around the collective reading of the book: the hen Redhead, author: Editora FTD, Magical Book Collection. As a final product of UD, was suggested the construction of a children's book and a presentation of a dramatization, productions and records of the students involved. The proposal for analysis of the data acquired is the literacy perspective, giving priority to reading and writing, whereas the oral and written language development, acquisitions, proposed by VIGOTSKY (2008), as well as the awakening of taste for reading, debates, music and interaction between teacherresearcher and students. In this follow-up, a way of thinking the child as protagonist of the learning process, as the role of literature in school, like language alive, dynamic and mobilizing knowledge and subject.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1733
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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