Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Wagner Rodrigues-
dc.contributor.authorReis, Aylizara Pinheiro dos-
dc.date.accessioned2020-02-19T13:28:33Z-
dc.date.available2020-02-19T13:28:33Z-
dc.date.issued2016-08-08-
dc.identifier.citationREIS, Aylizara Pinheiro dos. Letramento científico como prática inovadora numa escola pública araguainense.2016.230f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1726-
dc.description.abstractThis research investigates, through an action research, as literacy activities mediated by genders tale and scientific poster allow the scientific literacy of active teachers in the first phase of elementary schools of the Municipal Education in the city of Araguaína through innovative methodologies. The action research was performed in a group of the 5th year in a peripheral school in the city, where there is an occurrence of large rates of students with difficulties in writing and teachers willing to acquire knowledge related to working with text production. In this context, we proposed pedagogical intervention strategies related to the developed work around the text, in which the main tool is a teaching unit (TU) consisted of activities organized around the pedagogical proposal of the Curricular Circuit Mediated by Genre (CCMG). With this research, we investigated how a TU, consisting of activities based on the proposal of CCMG contribute to the reading practices, text production and linguistic analysis of the students involved and enables, through the scientific literacy, contribute to the practice of the teacher involved. To support our intervention, we did a study on literacy, emphasizing the scientific literacy, we analyze how text production is oriented and the rewriting of through national and municipal official documents and, finally, we thoroughly analyzed the Teaching Unit proposed as a way of contributing to the scientific literacy through innovative proposals. The results have shown that it is possible to innovate the Portuguese Language classes through a teaching focusing on scientific and technological knowledge, from the study of the language, and for this, it is necessary to reconfigure the educational proposals in effect as a way to contribute to an education focused on research and knowledge production.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectLetramento científico; Reescrita; Circuito Curricular Mediado por Gênero; Inovação; Ensino Fundamental I; Scientific Literacy; Rewriting; Curriculum Circuit Mediated by Genre; Innovation; Elementary School Ipt_BR
dc.titleLetramento científico como prática inovadora numa escola pública araguainensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga, por meio de uma pesquisa-ação, como atividades de letramento mediadas pelos gêneros conto e pôster científico possibilitam o letramento científico de professores atuantes na primeira fase do Ensino Fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de Araguaína através de metodologias inovadoras. A pesquisa-ação ocorreu numa turma de 5º ano de uma escola periférica da cidade de Araguaína, onde há a ocorrência de grandes índices de alunos com dificuldades na escrita e professores desejosos de aquisição de conhecimentos relacionados ao trabalho com produção textual. Neste contexto, propusemos estratégias de intervenção pedagógica relacionadas ao trabalho desenvolvido em torno do texto, tendo como principal ferramenta uma unidade didática (UD) composta por atividades organizadas em torno da proposta pedagógica do Circuito Curricular Mediado por Gênero (CCMG). Com esta pesquisa, investigamos como uma UD, composta por atividades baseadas na proposta do CCMG contribuem com as práticas de leitura, produção textual e análise linguística dos alunos envolvidos e possibilita, através do letramento científico, contribuir com a prática do professor envolvido. Para subsidiar nossa intervenção, fizemos um estudo sobre alfabetização e letramento, dando ênfase ao letramento científico, analisamos como é orientado o trabalho com a produção textual e a reescrita através de documentos oficiais nacionais e municipais e, por fim, analisamos detalhadamente a Unidade Didática proposta como meio de contribuir com o letramento científico através de propostas inovadoras. Os resultados nos apresentaram que é possível inovar as aulas de LP através de um ensino voltado para o conhecimento científico e tecnológico, a partir da investigação da língua, e que para isso, é preciso reconfigurar as propostas de ensino vigentes como forma de contribuir para uma educação voltada para a pesquisa como produção de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aylizara Pinheiro dos Reis - Dissertação.pdf7.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.