Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/1709
Authors: | Oliveira, Viviane Alice de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Vasni de |
Title: | A história que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de educação básica em Xinguara – PA: festa junina, dia da independência e dia da consciência negra |
Keywords: | Ensino de História; Comemorações; Currículo; Aprendizagem Histórica; Teaching History; Celebrations; Curriculum; Historical Learning |
Issue Date: | 28-Aug-2018 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória |
Citation: | OLIVEIRA, Viviane Alice de. A história que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de educação básica em Xinguara – PA: festa junina, dia da independência e dia da consciência negra. 2018.119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | A abordagem sobre as comemorações escolares desenvolvidas no Ensino Básico da cidade de Xinguara, no Estado do Pará, a saber: Festa Junina, Dia da Independência e Dia da Consciência Negra, apresenta-se como instrumentos e oportunidades para o ensino e aprendizagem em História. Nossa intenção foi a de apresentar as relações entre tais comemorações e o currículo ensinado em sala de aula, ou seja, em que medida ocorre o conhecimento histórico para além dos conteúdos nos programas e planos dessa disciplina. Por meio de anotações no caderno de campo, de entrevistas com professores de História e da aplicação de questionários aos alunos, verifica-se como, e até que ponto, as comemorações analisadas permitiram o aprendizado em História. As fontes da pesquisa foram analisadas na perspectiva da cultura escolar, nos termos propostos por Dominique Julia, André Chervel e Antonio Viñao Frago. Na dissertação, além das análises consideradas pertinentes aos professores e alunos, apresentamos uma proposta metodológica de Ensino de História relacionado a essa temática, refletindo sobre os usos das comemorações integradas ao currículo, pois verificou-se que estas, além de momentos de descontração e de sociabilidade, se mostram ambientes profícuos para a produção do conhecimento histórico. Discorremos, ainda, sobre a apresentação de um minicurso proposto aos professores da Educação Básica de Xinguara, oportunizando aos docentes discussões sobre a aprendizagem histórica a partir dos resultados obtidos na pesquisa. |
Abstract: | The approach to school commemorations developed in the Elementary school of the town of Xinguara, in the State of Pará, namely: Festa Junina, Dia da Independência e Dia da Consciência Negra, are presented as an instrumented and opportunities for teaching and learning History. Our intention was to present the relationships between such commemorations and the curriculum taught in the classroom, that is, to what extent occurs the historical knowledge beyond the content of the programmes and plans of this discipline. Through the notes in the notebook of field, interviews with teachers of history and of the application of questionnaires to students, we seek to ascertain how and to what extent the celebrations analyzed allowed the learning in History. The sources of research were reviewed from the perspective of the school culture, in accordance with what is proposed by Dominique Julia, André Chervel and Antonio Viñao Frago. In the dissertation, in addition to the analyses considered relevant to teachers and students, we present a methodological proposal of teaching of History related to this issue, reflecting on the uses of the celebrations integrated to the curriculum, since it that these, in addition to moments of relaxation and sociability, there are fruitful enviroiments for the production of historical knowledge. We still speak about the presentation of a short course proposed for teachers of Basic Education of Xinguara, giving to these teachers discussions about the historical learning based on the results obtained in the research. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/1709 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Viviane Alice de Oliveira - Dissertação.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.