Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1708
Authors: Faria, Ronair Justino de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Vasni de
Title: O ensino de História no contexto da pedagogia da alternância: um estudo da Escola Família Agrícola de Porto Nacional
Keywords: Ensino de História; Aprendizagem Histórica; Cotidiano escolar; Cultura escolar; Educação do campo; Pedagogia da Alternância; Teaching History; History Learning; Everyday Life At School; School Culture; Field education; Pedagogy of alternation
Issue Date: 28-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: FARIA, Ronair Justino de. O ensino de História no contexto da pedagogia da alternância: um estudo da Escola Família Agrícola de Porto Nacional. 2018.134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca estudar o ensino de História e sua metodologia no âmbito das práticas educativas da Escola Família Agrícola de Porto Nacional - EFAPN, que possui como metodologia a Pedagogia da Alternância, a fim de constituir-se como material de referência para a reflexão e construção de uma nova prática de ensino em História voltada para alunos do campo. Tem por objetivo geral verificar como a disciplina de História é trabalhada pelos professores/monitores em sala de aula, e se os materiais didáticos e as metodologias utilizadas aproximam a História da realidade camponesa do educando. Para isso, analisou-se o ensino de História e os materiais didáticos utilizados no interior da Pedagogia da Alternância, descrevendo os conteúdos e a metodologia da disciplina, no sentido de demonstrar os seus limites e os desafios na prática de ensino da EFAPN. Esta pesquisa está amparada em fontes documentais (PPP, Planos de Formação, Planos de Aprendizagem), em fontes bibliográficas, em artigos de revistas, sites e nos registros em caderno de campo realizados a partir do acompanhamento vivenciado em regime de internato na sessão-escola junto à turma do nono ano do Ensino fundamental. Aplicaram-se também questionários aos educandos e ao professor de História, buscando verificar os conteúdos, materiais didáticos, bem como a prática de ensino e seus significados para os educandos, observando sua coerência com uma proposta de Educação do Campo. A pesquisa demonstrou que o ensino de História somado aos instrumentos pedagógicos da alternância vem contribuindo para o educando compreender a sua realidade, mas ainda possui alguns desafios e limites a serem superados.
Abstract: This work seeks to study the teaching of history and its methodology within the framework of the educational practices of the Family Agricultural School of Porto Nacional - EFAPN, which features as methodology the Pedagogy of Alternation, in order to constitute itself as reference material for the reflection and construction of a new teaching practice in History turned to students in the field. It has as general objective to verify how the discipline of History is worked by teachers/leaders in the classroom, and if the learning materials and methodologies used approach History of the reality of the peasant learner. For this, we analyzed the History teaching and the teaching materials used in the interior of the Pedagogy of Alternation, describing the contents and methodology of the discipline, in order to demonstrate their limits and challenges in the teaching practice of the EFAPN. This research is based on documentary sources (PPP, Training Plans, Learning Plans), in bibliographic sources, in journal articles, Web sites and in the records in field notebook made from experienced monitoring in boarding schools in session-school by the class of the ninth year of elementary school. Questionnaires also were applied with students and the History Teacher, seeking to check the contents, teaching materials, as well as the practice of teaching and their meanings for learners, observing their coherence with a proposal from the Field Education. The research demonstrated that the teaching of History together with the pedagogical instruments of the alternation has contributed to the learner to understand its reality, but still has some challenges and limitations to be overcome.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1708
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

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