Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Martha Victor-
dc.contributor.authorOliveira, Nice Rejane da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-18T19:01:21Z-
dc.date.available2020-02-18T19:01:21Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nice Rejane da Silva. Cinema e ensino de História na escola Graça Aranha em Imperatriz – MA. 2018.112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1706-
dc.description.abstractThis research theme is the use of cinematography as a didactic resource in History teaching. Films have been largely used in History classes, nevertheless, teachers do not problematize the cinematographic language, using it as a mere illustration of the historical process. Examining the playful and communicative potential of the filmic narrative in basic education, aiming at students interacting critically with the image, this investigation has as object of study the apllied methodologies with this resource by teachers in History lessons at Graça Aranha state school in Imperatriz-MA. All data was collected in conversation wheels involving teachers of the different areas of Humanities (History, Geography, Sociology and Philosophy). During these conversations, the didactic strategies applied by these educators were analyzed, according to their experience reports. Also discussed in this research were the course and assignments of films as pedagogical resources in course books, such as two secondary school manuals entitled Oficina da História (2013) and História das Cavernas ao terceiro milênio (2010). These manuals were selected because teachers use them at Graça Aranha state school, subjects of this investigation. Needless to say that the course book is still an important reference for the teachers, for all of them who took part in this research exploit this pedagogical resource. As a result of this study, the "Luzes, Câmera e Educação" proposal was elaborated. Furthermore, it was highly noticed that the conversation wheel is an important procedure to propose improvement and methodologies in History teaching, and it can be implemented as an ongoing process in teachers' studies.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino de História; Linguagens; Filme; Recursos didáticos; Metodologias de ensino; History teaching; languages; film; didactic resources; teaching methodologiespt_BR
dc.titleCinema e ensino de História na escola Graça Aranha em Imperatriz – MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema o uso do cinema como recurso didático no ensino de História. Identifica-se que os filmes têm sido bastante empregados nas aulas de História, contudo, geralmente, os professores não problematizam a linguagem cinematográfica, usando-a como mera ilustração do processo histórico. Visando perscrutar o potencial comunicativo da narrativa fílmica na educação básica, de forma a estimular os alunos a interagirem com a imagem de forma crítica, essa investigação tomou como objeto de estudo as metodologias aplicadas, com esse recurso, pelos professores nas aulas de História, na escola Graça Aranha, em Imperatriz-MA. Os dados coletados foram adquiridos nas rodas de conversa feitas com os professores da área de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Nas rodas de conversa, foram analisadas as estratégias didáticas operadas por esses educadores, a partir de seus relatos e experiências. Discute-se, também, nesta dissertação, a trajetória e as prescrições dos filmes como recurso pedagógico nos livros didáticos, tomando como exemplo dois manuais da 3ª série do ensino médio, intitulados Oficina da História (2013) e História das Cavernas ao terceiro milênio (2010). Esses manuais foram selecionados por serem os livros utilizados pelos professores de História do Centro de Ensino Graça Aranha, que são sujeitos dessa investigação. Nota-se que o livro didático ainda é um referencial importante para os professores, pois todos os docentes participantes da pesquisa exploram esse recurso pedagógico. Como produto final dessa dissertação, elaborouse uma proposta de efetivação do projeto “Luzes, Câmera e Educação”. Além disso, apurou-se que as rodas de conversa constituem um procedimento interessante para a proposição de metodologias e de melhorias no ensino de História, que pode ser implementada na formação continuada dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nice Rejane da Silva Oliveira - Dissertação.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.