Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1703
Authors: Silva, Iltami Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Cleube Alves da
Title: Ensino de História e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência histórica no colégio estadual Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína-TO
Keywords: Ensino de História; Consciência Histórica; Aprendizagem Histórica; Saberes e práticas no espaço escolar; Narrativa de alunos; Enseñanza de Historia; Consciencia Histórica; Aprendizaje Histórico; Saberes y prácticas en el espacio escolar; Narrativa de alumnos
Issue Date: 27-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: SILVA, Iltami Rodrigues da. Ensino de História e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência histórica no colégio estadual Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína-TO. 2018.157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetivou estudar a consciência histórica de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes (CEABM), em Araguaína-TO. O conceito de consciência histórica utilizado referencia-se no entendimento de Jörn Rüsen (2001,2007,2011). Metodologicamente nos valemos da estratégia da pesquisa-ação segundo a visão de Michel Thiollent (2007). Seguindo os pressupostos da aula-oficina, de Isabel Barca (2004), instrumentalizamos estudantes da 2ª série do Ensino Médio a produzirem narrativas históricas relacionadas aos bairros onde vivem. Além das narrativas, aplicamos um questionário para a obtenção de dados sobre as condições sociais dos alunos e de suas famílias e acessar as ideias prévias deles a respeito dos bairros onde moram, da escola que estudam e como vêem o conhecimento histórico. Para o tratamento das narrativas, fizemos uso do quadro de geração de sentido histórico proposto por Rüsen (2001,2007), tipificado na forma de consciência histórica tradicional, exemplar, crítica e genética. Utilizamos também a indicação deste autor quanto às operações que formam a competência narrativa da consciência histórica. O estudo foi conduzido mediante diálogo com autores que discutem o ensino de história no Brasil, a exemplo de Fonseca (2006,2010), Schmidt (2012), Monteiro (2007), e outros que se preocupam em debater a relação entre ensino de história, consciência histórica e a didática da história, caso de Rüsen (2011) e Cerri (2011a,2011b). Sob uso desses aportes teóricos e metodológicos, os resultados mostraram que a produção de narrativas por estudantes de ensino médio, relativa aos seus espaços de vivência, permitem mensurar o nível de sua competência narrativa e identificar carências de orientação temporal. As carências de orientação, distintas conforme os sujeitos e os lugares, abrem potencialidades quanto à definição de ações de intervenção docente com vistas a um ensino de história que tencione influir sobre a consciência histórica dos alunos.
Abstract: La presente investigación objetivó estudiar la conciencia histórica de estudiantes de la enseñanza media del Colegio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes (CEABM), en Araguaína-TO. El concepto de conciencia histórica utilizado se refiere en el entendimiento de Jörn Rüsen (2001,2007,2011). Metodológicamente nos valemos de la estrategia de la investigación-acción según la visión de Michel Thiollent (2007). Siguiendo los presupuestos del aula-taller, de Isabel Barca (2004), instrumentalizamos a estudiantes de la 2ª serie de la Enseñanza Media a producir narraciones históricas relacionadas a los barrios donde viven. Además de las narrativas, aplicamos un cuestionario para la obtención de datos sobre las condiciones sociales de los alumnos y de sus familias y acceder a las ideas previas de ellos acerca de los barrios donde viven, de la escuela que estudian y cómo ven el conocimiento histórico. Para el tratamiento de las narrativas, hicimos uso del cuadro de generación de sentido histórico propuesto por Rüsen (2001-2007), tipificado en la forma de conciencia histórica tradicional, ejemplar, crítica y genética. Utilizamos también la indicación de este autor en cuanto a las operaciones que forman la competencia narrativa de la conciencia histórica. El estudio fue conducido mediante diálogo con autores que discuten la enseñanza de historia en Brasil, a ejemplo de Fonseca (2006,2010), Schmidt (2012), Monteiro (2007), y otros que se preocupan en debatir la relación entre enseñanza de la historia , conciencia histórica y la didáctica de la historia, caso de Rüsen (2011) y Cerri (2011a, 2011b). En el uso de estos aportes teóricos y metodológicos, los resultados mostraron que la producción de narrativas por estudiantes de enseñanza media, relativa a sus espacios de vivencia, permiten medir el nivel de su competencia narrativa e identificar carencias de orientación temporal. Las carencias de orientación, distintas según los sujetos y los lugares, abren potencialidades en cuanto a la definición de acciones de intervención docente con vistas a una enseñanza de historia que pretenda influir sobre la conciencia histórica de los alumnos.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1703
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

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