Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1641
Authors: Barros, Lídio Fernando Yale Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos Júnior, Dernival Venâncio
Title: “Corpo feito no olho para o olhar”: contornos da trans-formação de gênero nas experiências das trans-travestis no contexto de prostituição em Araguaína-TO
Keywords: Trans- travestis; Etnografia; Gênero; Corpo; Lugar; Transgender women; Ethnography; Gender; Body; Place
Issue Date: 9-Sep-2018
Citation: BARROS, Lídio Fernando Yale Vieira. “Corpo feito no olho para o olhar”: contornos da trans-formação de gênero nas experiências das trans-travestis no contexto de prostituição em Araguaína-TO.2018. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação se propõe a compreender os significados dos corpos nas experiências das transtravestis da cidade de Araguaína-TO que trabalham com prostituição às margens da BR- 153, tendo como fonte suas narrativas sobre os processos da “trans-formação” de gênero. O método de pesquisa utilizado foi a etnografia colaborativa. O trabalho de campo foi realizado de agosto a outubro de 2017, em conjunto com a produção de entrevistas sobre as histórias de vida de três integrantes. Esta pesquisa tem como escopo teórico os estudos de gênero, sexualidade e cultura que endossam a resolução da problemática proposta que são os significados dos corpos transtravestis no contexto de prostituição de Araguaína-TO. O objetivo geral do trabalho foi investigar as vivências do corpo nas narrativas da trans-formação de gênero das sujeitas transtravestis no contexto de prostituição de Araguaína-TO. Os objetivos específicos foram descrever e compreender as relações entre território e corpo no contexto de prostituição; conhecer as histórias de vida das trans-travestis nas sociabilidades da casa e da escola; e compreender as experiências do corpo em suas vivências na fase da diáspora e da prostituição como profissão e meio de acesso às tecnologias do “fazer-se” travesti. A formação da identidade trans-travesti advém dos processos de identificação com o gênero oposto ao imposto na cultura desde a tenra infância. A “trans-formação” das integrantes da pesquisa é um processo que ocorre no contexto da prostituição e resulta na melhoria do estado subjetivo trazendo autoreconhecimento, felicidade, etc., potencializando os ganhos financeiros provenientes deste mercado, tornando o corpo um “lugar”.
Abstract: This thesis aims to understand what the bodies of transgender women who work as prostitutes at the side of BR-153 highway mean by using their gender “trans-formation” narrative. Using an ethnographic collaborative methodology, we conducted the fieldwork from August to October of 2017 alongside with interviews about the life stories of three participants. The research uses three theoretical perspectives to endorse the proposed problematic: gender, sexuality and culture. This research’s main goal was to investigate the body experience in the gender trans-formation narratives of transgender women in prostitution context in Araguaína (TO) The specific goals were: describing and understanding the connection between territory and body in prostitution context; getting to know the life story of these transgender women in social situations such as home and school; understanding their body experience during their diaspora phase and by using prostitution as a profession as well as a means of accessing transitioning technologies. The transgender woman identity formation come from the processes of identification with the opposite sex since early childhood. The research participants’ transformation is a process that happens in the prostitution context and it implies an improvement not only in the general state, bringing self-recognition, happiness, etc., but also in their income converting the body into a “place”.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1641
Appears in Collections:Mestrado em Estudos de Cultura e Território

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lídio Fernando Yale Vieira Barros - Dissertação.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.