Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1632
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dc.contributor.advisorCruz, Romário Milhomem da-
dc.contributor.authorAguiar, Elaine Silva-
dc.date.accessioned2020-02-12T13:24:51Z-
dc.date.available2020-02-12T13:24:51Z-
dc.date.issued2019-12-30-
dc.identifier.citationAguiar, Elaine Silva. Geometria na educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Fernandes dos Santos. 2019. 51 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1632-
dc.description.abstractGeometry is part of our whole life, where we look we can see that geometry is present, whether in nature, architecture, the arts or technology the principles of geometry will always be present. Understanding this is essential and necessary the teaching of geometry in the first stage of basic education, which is kindergarten, since this phase is fundamental for the formation of the individual. But in kindergarten there is no deepening in geometry studies, which is just content that goes unnoticed, because, in most cases, there is not enough time during the school year for the teacher to deliver the proposed content. Thus, the main objective of this research is: to analyze how the process of teaching and learning of Geometry in Early Childhood Education occurs at the Antonio Fernandes dos Santos Municipal School of Tocantinópolis-TO. The use of interviews, bibliographic survey, observation of the classes in that class. For this, the following technical procedures were used: bibliographic research, documentary research and case study. In this research, the qualitative and quantitative approach was used or as it is used by some authors, mixed approach. This research can bring results, reflections that can help transform the reality of geometry teaching in early childhood education, since understanding the importance of teaching geometry in early childhood education may give rise to proposals, and projects to give teachers support to improve their learning. classes But for this to happen it will be necessary for teachers to deepen them in the classroom, so it is necessary for governmental authorities to create actions that can complement teachers' training in geometry teaching, as well as offer more didactic / pedagogical resources suitable for the teaching of geometry.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleGeometria na educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Fernandes dos Santospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA geometria faz parte de toda a nossa vida, para onde olharmos podemos observar que a geometria está presente, seja na natureza, na arquitetura, nas artes ou nas tecnologias os princípios da geometria sempre estarão presentes. Compreendendo isto é imprescindível e necessário o ensino da geometria na primeira etapa da educação básica, que é a Educação Infantil, visto que esta fase é fundamental para formação do indivíduo. Mas na Educação Infantil não há um aprofundamento nos estudos de geometria, sendo este, apenas um conteúdo que passa despercebida, pois, na maior parte dos casos, não há tempo suficiente durante o ano letivo para o professor ministrar os conteúdos proposto. Assim, o objetivo principal desta pesquisar é: analisar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem da Geometria na Educação Infantil da Escola Municipal Antônio Fernandes dos Santos de Tocantinópolis-To, para isto foi realizado uma busca por informações de forma bastante detalhada e profunda com o uso de entrevista, levantamento bibliográfico, observação das aulas na referida turma. Para isto foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Nesta pesquisa, foi utilizada a abordagem quali- quantitativa ou como é usada por alguns autores, abordagem mista. Esta pesquisa pode trazer resultados e reflexões capazes de ajudar a transformar a realidade do ensino de geometria na Educação Infantil, uma vez que, ao compreender a importância do ensino da geometria na educação infantil poderão surgir propostas e projetos para dar subsídios aos professores para melhorar suas aulas. Mas para que isto aconteça será necessário que haja um maior aprofundamento destas pelos professores dentro das salas de aulas, logo, é necessário que os poderes governamentais criem ações que possam oferecer complementação na formação dos professores na área do ensino de geometria, assim como, oferecer mais recursos didático- pedagógicos adequados para o ensino da geometria.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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