Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1628
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dc.contributor.advisorNakashima, Rosária Helena Ruiz-
dc.contributor.authorDantas, Alinne Conceição Alves Silva-
dc.date.accessioned2020-02-12T12:05:38Z-
dc.date.available2020-02-12T12:05:38Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.identifier.citationDANTAS, Alinne Conceição Alves Silva. Identidades docentes do campo: histórias de vida de professores da Escola Família Agrícola “Zé de Deus” (COLINAS -TO).2019. 130f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1628-
dc.description.abstractThe present work sought to understand how the construction of the teaching identity in the "Zé de Deus" Agricultural Family School in the city of Colinas do Tocantins takes place. This work was supported by an interdisciplinary view of research, dialoguing with authors of Education, History, Geography and Sociology. The theoretical references that supported the research were constituted by Antônio Nóvoa and Maria da Conceição Moita who conceptualize and base the construction of the identity of the teacher in the practice of the teaching profession. In the process of narrative analysis, Paulo Freire's theoretical contribution was fundamental for the understanding of dialogical education, the essence of the "cultural synthesis" and the knowledge necessary for educational practice. The perspective of Stuart Hall's cultural studies was also important in problematizing that identities are socially constructed, that is, influenced by the cultural belonging of the individual. Based on a qualitative research based on oral history of life, four teachers and two teachers were interviewed to understand the process of constructing their teaching identities in the EFA "Zé de Deus". Three categories of analysis emerged from the narratives, namely: Sense attributed to being a teacher in the EFA "Zé de Deus"; Space and Place in the Teachers' Identity Formations; and "Cultural Synthesis": Dialogue Education in EFA "Zé de Deus". The results pointed to the fact that teachers and teachers of the EFA attributed different meanings to their performances in the school, but they demonstrated to have a common goal that is to transform the life of the students. It was also observed that the "place" of professional activity is linked to the identities of "being a teacher" and that in the "Zé de Deus" agricultural family School there are ways to dialogue between the school cultures and the students, which teachers interviewed a willingness to remain in the educational context of the EFA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola Família Agrícola; Identidade; Histórias de Vida; Agricultural Family School; Identity; Life historiespt_BR
dc.titleIdentidades docentes do campo: histórias de vida de professores da Escola Família Agrícola “Zé de Deus” (COLINAS -TO)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender como se dá a construção da identidade docente na Escola Família Agrícola “Zé de Deus”, na cidade de Colinas do Tocantins. Este trabalho foi apoiado por uma visão interdisciplinar de pesquisa, dialogando com autores da Educação, História, Geografia e Sociologia. Os referenciais teóricos que sustentaram a pesquisa foram constituído por Antônio Nóvoa e Maria da Conceição Moita que conceituam e fundamentam a construção da identidade do professor, na prática da profissão docente. A contribuição teórica de Paulo Freire foi fundamental para a compreensão da educação dialógica, da essência da “síntese cultural” e dos saberes necessários à prática educativa que nos auxiliaram nas análises das narrativas. A perspectiva dos estudos culturais de Stuart Hall também foi importante, ao problematizar que as identidades são construídas socialmente, isto é, influenciadas pelo pertencimento cultural do indivíduo. A partir de uma pesquisa qualitativa, baseada na História oral de vida, foram entrevistados quatro professores e duas professoras para compreendermos o processo de construção de suas identidades docentes na EFA “Zé de Deus”. Três categorias de análise emergiram das narrativas, a saber: Sentidos atribuídos ao ser professor na EFA “Zé de Deus”; Espaço e Lugar Nas Formações Identitárias dos Professores; e “Síntese Cultural”: Educação Dialógica na EFA “Zé de Deus”. Os resultados apontaram para o fato de que os professores e as professoras da EFA atribuíram sentidos diversos para suas atuações na escola, porém demonstraram ter um objetivo em comum que é de transformar a vida dos educandos. Observou-se também que o “lugar” de atuação profissional está ligado as identidades de “ser professor” e que na Escola Família agrícola “Zé de Deus” há caminhos para o diálogo entre as culturas escolares e as dos educandos, o que proporcionou aos docentes entrevistados uma vontade de permanecer no contexto educacional da EFA.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
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