Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1622
Authors: Alves, César Sérgio
metadata.dc.contributor.advisor: Siqueira, Mauro Torres
Title: A Lei nº. 10. 639/03: limites da norma antirracista no município de Tocantinópolis (TO).
Keywords: Lei nº. 10.639/03;Implementação;Medida Antirracista;Law nº. 10.639/03;Implementation;Anti-Racist Measure.
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Alves, César Sérgio. A Lei nº. 10. 639/03: limites da norma antirracista no município de Tocantinópolis (TO). 2019. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os entraves para implementação da lei nº. 10.639/03, na cidade de Tocantinópolis, localizada no norte estado do Tocantins. Por ser a referida lei um marco para a história em geral, é imprescindível que suas determinações estejam presentes em todas as unidades escolares, como um instrumento para o combate ao racismo. A pesquisa se deu por meio da análise de monografias realizadas por alunos da UFT, as quais enfocaram diversas unidades escolares dentro do município. Buscavam, como neste trabalho, analisar aspectos da Lei n° 10.39/03 nestes espaços: como se dá sua aplicação e a forma como ela vem sendo trabalhada dentro e fora da sala de aula. A partir da análise dessas monografias pudemos então traçar quais os desafios enfrentados na implementação da lei.
Abstract: This paper aims to analyze the obstacles to the implementation of law no. 10.639/03, in the city of Tocantinópolis, located in the northern state of Tocantins. Since this law is a landmark for history in general, it is essential that its determinations be present in all school units, as an instrument to combat racism. The research took place through the analysis of monographs made by UFT students, which focused on several school units within the municipality. They sought, as in this work, to analyze aspects of Law No. 10.39 / 03 in these spaces: how it is applied and how it has been worked inside and outside the classroom. From the analysis of these monographs we could then trace the challenges faced in the implementation of the law.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1622
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