Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1609
Authors: Moraes, Estefany Conceição
metadata.dc.contributor.advisor: Cover, Maciel
Title: Como é trabalhado o ensino de artes no 4° e 5° ano do ensino fundamental na escola municipal Manoel de Sousa Lima: um estudo de caso no povoado folha grossa, zona rural de Tocantinópolis-TO
Keywords: Ensino de artes;Turmas Multisseriadas;Formação de Professores;Educação do Campo;Arts Education;Multigrade classes;Teacher training;Field Education
Issue Date: 12-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Moraes, Estefany Conceição. Como é trabalhado o ensino de artes no 4° e 5° ano do ensino fundamental na escola municipal Manoel de Sousa Lima: um estudo de caso no povoado folha grossa, zona rural de Tocantinópolis-TO. 2019. 45 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Expõe como objetivo principal compreender como é trabalhada a disciplina de Arte no 4° e 5° ano do ensino fundamental em uma classe multisseriada, da Escola Municipal Manoel de Sousa Lima no Povoado Folha Grossa, zona rural de Tocantinópolis-TO. Nos objetivos específicos ressalto a importância de: analisar como são desenvolvidas as aulas de Arte na escola; observar quais recursos utilizados pelo professor para o desenvolvimento da aula de Arte; observar os desafios presente no ensino de artes numa escola da zona rural; Verificar qual a formação do professor que lecionam artes na escola. Tenho como problema da pesquisa, como é trabalhado o ensino de artes em uma classe multisseriada, na Escola Municipal Manoel Sousa Lima, Povoado Folha Grossa, zona rural de Tocantinópolis-TO. Na pesquisa utilizei como mecanismos metodológicos: pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, observação na Escola Municipal Manoel de Sousa Lima, análise do material didático, para colher dados referentes a metodologia utilizadas pelo professor nas aulas de Arte e estudo de caso, com embasamento na pesquisa qualitativa. Deste modo então inicialmente foi realizado a pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo fazer que se enriqueça mais de conhecimentos e informações, apresentando outros autores, que possam ajudar na pesquisa sobre o ensino da artes. Em seguida realizei a pesquisa de campo onde teve o uso de entrevistas com o professor da turma do 4° e 5° ano da escola, que ministra as aulas de Arte, desta maneira a apresentação das informações que foram recolhidas foram apresentadas de forma com cada resultado obtido na pesquisa de campo. Os resultados obtido na pesquisa foi que o ensino de artes é voltado mais em relação ao processo de criação a partir de desenhos e pinturas em sala, onde os alunos vem desenvolver atividade posta pelo professor, de modo a praticar essas capacidade durante as aulas de Arte. Os educadores que trabalham com turmas multisseriadas enfrentam grandes desafios, pois eles ministram suas aulas para duas turmas juntas em uma única sala e pode encontrar nesse espaço alunos que tem mais dificuldades, uns tem mais facilidades, ou seja cada aluno tem seu ritmo. Percebe- se a ausência da formação docente em artes, pois é importante a formação de professor em artes, para que possibilite um ensino aprendizado para seus alunos, de modo a propiciar seu desenvolvimento e sua formação com individuo, a partir do contato com as linguagens artísticas.
Abstract: Its main objective is to understand how the discipline of Artis worked in the 4th and 5th grade of elementary school in a multi-grade class, from the Manoel de Sousa Lima Municipal School in the Folha Grossa Village, rural area of Tocantinópolis-TO. In the specific objectives I emphasize the importance of: analyzing how the Artclasses are developed at school; observe what resources the teacher uses for the development of the Artclass; observe the challenges present in arts education in a rural school; Verify the education of the teacher who teach arts in school. I have as research problem, howis the teaching of arts in a multi-grade class, at Manoel Sousa Lima Municipal School, Folha Grossa Village, rural area of Tocantinópolis-TO. In the research I used as methodological mechanisms: field research, bibliographic research, observation at theManoel de Sousa Lima Municipal School, analysis of the didactic material, to collect data regarding the methodology used by the teacher in Art classes and case study, based on the research. qualitative. Thus, initially, the bibliographic research was carried out, aiming to make more knowledge and information enriched, presenting other authors who can help in the research on the teaching of the arts. Then I conducted the field research where I had the use of interviews with the teacher of the class of 4th and 5th grade ofthe school, who teaches the Artclasses, so the presentation of the information that was collected was presented in each way. result obtained in the field research. The results obtained in the research was that the teaching of arts is more focused on the process of creation from drawings and paintings in the classroom, where students come to develop activity put by the teacher, in order to practice these skills during Artclasses. . Educators working with multi-grade classes face major challenges as they teach their classes to two groups together in a single room and can find in this space students who have more difficulties, some have more facilities, that is, each student has his own pace. It is noticed the absence of teacher education in arts, because it is important the teacher education in arts, so that it allows a teaching learning for its students, in order to provide its development and its formation with individual, from the contact with the languages artistic.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1609
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estefany Moraes - TCC Ed. do Campo.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.