Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1603
Authors: Carvalho, Mikaella Morais de
metadata.dc.contributor.advisor: Antunez, Bruno Fernandes
Title: Primeiros socorros: nível de conhecimento dos professores de educação física e disponibilidade material das escolas estaduais de Tocantinópolis-TO
Keywords: Primeiros Socorros;Professores;Educação Física;first aid;teachers;PE
Issue Date: 17-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Carvalho, Mikaella Morais de. Primeiros socorros: nível de conhecimento dos professores de educação física e disponibilidade material das escolas estaduais de Tocantinópolis-TO. 2019. 40 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Os primeiros socorros (PS) são os primeiros atendimentos prestados à vítima de acidente ou que adoece de forma instantânea, cujo seu estado físico o coloque em risco de vida até a chegada de atendimento especializado. A escola é um local onde acidentes acontecem, nas aulas de educação física não é diferente. Durante a prática esportiva os alunos estão expostos a situações de riscos, neste caso, o conhecimento em PS é indispensável para professores envolvidos nas atividades. O objetivo desta investigação foi verificar o nível de conhecimento professores de Educação Física e a disponibilidade de materiais de primeiros socorros nas escolas estaduais de Tocantinópolis – TO. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa observacional, transversal, descritivo de abordagem qualiquantitativa. Ela foi realizada com todos os professores das escolas da rede estadual da cidade de Tocantinópolis, a partir da aplicação de um questionário misto. Verificou-se que dos 11 professores, apenas 1 não cursou a disciplina de primeiros socorros na graduação; todos relataram já terem presenciado situações que necessitavam atendimento de primeiros socorros na escola; um professor relatou já ter deixado de prestar atendimento de primeiros socorros por medo de cometer algum erro. 91% dos professores classificaram seu nível em realizar atendimento de PS como razoável; 82% classificaram seu nível de improvisar materiais em PS como razoável. Concluiu-se que todos os professores apresentam algum conhecimento sobre PS, entretanto não sentem-se capacitados para realizar atendimento por medo de agravar a situação do aluno.
Abstract: First Aid (PS) is the first care provided to the victim of an accident orwho is instantly ill, whose physical condition puts him at risk of life until the arrival of specialized care. School is a place where accidents happen, in physical education classes is no different. During sports practice students are exposed to risk situations, in this case, knowledge in PSis indispensable for teachers involved in the activities. The objective of this investigation was to verify the level of Physical Education teachers knowledge and the availability of first aid materials in the state schools of Tocantinópolis -TO. The investigation is characterized as an observational, cross-sectional, descriptive research of qualiquantitative approach. It was performed with all teachers of the state schools of the city of Tocantinópolis, by applying amixed questionnaire. It was found that of the 11 teachers, only 1 did not attend the first aid discipline in the undergraduate course; all reported having seen situations that required first aid at school; One teacher reported having stopped providing first aid for fear of making a mistake. 91% of teachers rated their level of performing PS care as reasonable; 82% rated their level of improvising PS materials as reasonable. It was concluded that all teachers have some knowledge about PS, however they do not feel able to perform care for fear of aggravating the student's situation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1603
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mikaella Morais - TCC Ed. Física.pdf568.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.