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Authors: Campos, Waléria dos Santos Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Ipólito, Juliana Chioca
Title: Medicalização no espaço escolar: um estudo de caso
Keywords: Diagnósticos;Medicalização;Aprendizagem;Dificuldade;Diagnosis;Medicalization;Learning;Difficulty
Issue Date: 23-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CAMPOS, Waléria dos Santos Silva. Medicalização no espaço escolar: um estudo de caso. 2018. 60 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A educação, assim como outras áreas sociais, vem sendo medicalizada em grande velocidade, destacando-se o fracasso escolar e seu reverso, a aprendizagem, como objetos essenciais desse processo. Os diagnósticos feitos de maneiras equivocadas culpabilizam o aluno pelas dificuldades de aprendizagem, tornando um problema que muitas vezes é de origem pedagógica em um problema com causas biológicas. O objetivo da pesquisa é investigar os motivos que levam à escola a encaminhar alunos para profissionais de saúde, bem como analisar o ponto de vista dos professores sobre o processo de medicalização. A pesquisa foi de cunho qualitativo, e realizada em duas etapas. A primeira delas foi realizada através de pesquisa bibliográfica, na qual investigamos a partir das produções teóricas atuais como o processo de medicalização da educação tem sido vivenciado no espaço escolar. A segunda etapa consistiu em observações na Escola Paroquial Cristo Rei e entrevistas com seis professores do 5o ano do ensino fundamental, sendo três regentes e três assistentes, todos formados em Pedagogia. Visa esclarecer as causas que levam a escola a diagnosticar alunos com problemas de aprendizagem como patológicos. Visa ainda analisar se há medicalização na escola Paroquial Cristo Rei, para tratamento das dificuldades de aprendizagem e como os professores lidam com tal situação.
Abstract: Education, as well as other social areas, has been medicalized at great speed, highlighting school failure and its reverse, learning, as essential objects of this process. Diagnoses made of misguided misconceptions blame the student for learning difficulties, making it a problem that is often of pedagogical origin in a problem with biological causes. The research problem aims to understand how the diagnoses have been carried out that lead to the need for the child to be medicalized and how it is treated in the school environment, highlighting the implications of using medications to treat difficulties of learning. The research was qualitative, and carried out in two stages. The first one was carried out through bibliographical research, in which we investigated from the current theoretical productions how the process of medicalization of education has been experienced in the school space. The second stage consisted of observations in the Cristo Rei Parish School and interviews with six teachers from the 5th year of elementary school, with three regents and three assistants, all of them trained in Pedagogy. It aims to clarify the causes that lead the school to diagnose students with learning problems as pathological. It also aims to analyze if there is medicalization in the Cristo Rei Pa-roquial school, to deal with learning difficulties and how teachers deal with such situation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1566
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