Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Francisca Rodrigues-
dc.contributor.authorOliveira, Polyana Alves de-
dc.date.accessioned2020-01-07T11:54:52Z-
dc.date.available2020-01-07T11:54:52Z-
dc.date.issued2018-07-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Polyana Alves de. A Tecnologia no universo infantil: um olhar sobre a mediação da aprendizagem. 2018. 39 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1562-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to investigate how the process of learning of children in the technological era in two Tocantinópolis-Tocantins Schools, both public, attending nursery and pre-school follow-up. The methodology for the search of information used two aspects: bibliographic and field research. Starting from Piaget's studies, in his approach to the developmental phases of child intelligence, emphasis is placed on the first two stages, since it is the stage in which children are in Early Childhood Education. As consequence, the field research was carried out in two schools of the municipal network, one which is a nursery school and another preschool, where the observations of the classes were carried out, in order to ascertain the place of the technological apparatuses in the process of teaching and learning of the children so small. The results of the research show that the schools observed were quite fragile in terms of the use of digital technological resources and did not present any school program or project that influenced or made use of new technologies for this phase.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleA Tecnologia no universo infantil: um olhar sobre a mediação da aprendizagem.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar como se dá o processo de aprendizagem de crianças da educação infantil na era tecnológica, em duas Escolas do município de Tocantinópolis-Tocantins, ambas públicas, atendendo os seguimentos creche e pré-escola. A metodologia para a busca das informações utilizou dois aspectos: bibliográfico e pesquisa de campo. Partindo primeiramente dos estudos de Piaget, em sua abordagem sobre as fases de desenvolvimento da inteligência da criança, dado ênfase principalmente aos dois primeiros estágios, por ser a fase em que as crianças se encontram na Educação Infantil. Em consequência foi feito a pesquisa de campo em duas Escolas da rede municipal, uma que é creche e outra pré-escola, onde foram realizadas as observações das aulas, para averiguar qual o lugar dos aparelhos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem das crianças tão pequenas. Os resultados da pesquisa comprovam que as escolas observadas se mostraram bastante fragilizadas, no que se refere ao uso de recursos tecnológicos digitais, e não apresentaram nenhum programa ou projeto escolar que influencie ou faça uso de novas tecnologias para esta fase.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Polyana Oliveira - TCC Pegagogia.pdf747.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.