Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1560
Authors: Brandão, Egislene Pereira de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Lopes, Francisca Rodrigues
Title: As influências das TICS na aprendizagem infantojuvenil.
Keywords: Aprendizagem;Ensino;Recursos Tecnológicos;TICs;Learning;Teaching;Technology resources;ICTs
Issue Date: 6-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRANDÃO, Egislene Pereira de Sousa. As influências das TICS na aprendizagem infantojuvenil. 2018. 43 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso trata das influências das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem infantojuvenil, tema presente no cotidiano e que precisa ser inserido na sala de aula, dando oportunidade tanto para os professores, como aos alunos se apropriarem dos recursos tecnológicos voltados ao ensino. O principal objetivo deste trabalho é, perceber se o uso das tecnologias facilita a compreensão de determinados conteúdos escolares, verificando se os professores utilizam alguma tecnologia em sala de aula, que tipo de tecnologia é mais utilizada, como também apresentar as concepções dos alunos acerca do uso das TICs nos processos ensino e aprendizagem. Para isso foi necessário a realização de uma pesquisa de campo junto a alguns professores e alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da escola Paroquial Cristo Rei. Acredita-se os dados advindos da pesquisa possam contribuir para despertar o interesse nos profissionais da educação, principalmente dos professores em estarem utilizado recursos tecnológicos em sala de aula. Considera-se que fundamental que todos os profissionais da educação possam refletir sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula com a utilização de recursos tecnológicos que podem contribuir para a aprendizagem do aluno a partir da utilização de metodologias inovadoras e enriquecedoras pelos professores.
Abstract: This Course Conclusion Paper deals with the influences of Information and Communication Technologies (ICTs) on child and adolescent learning, a theme present in everyday life and that needs to be inserted in the classroom, giving both teachers and students the opportunity to appropriate resources technological approaches to teaching. The main objective of this work is to understand if the use of technology facilitates the understanding of certain school contents, verifying if teachers use some technology in the classroom, what type of technology is most used, and, also to present students' conceptions about the use of ICTs in the teaching-learning process. For that, it was necessary to carry out a field research with some teachers and students of the fifth year of Elementary School of the Cristo Rei Parish School. It is believed that the data coming from the research can contribute to arouse interest in education professionals, mainly of teachers in using technological resources in the classroom. It is considered fundamental that all professionals of education can reflect on the practices developed in the classroom using technological resources that can contribute to student learning from the use of innovative and enriching methodologies by teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1560
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Egislene Brandão - TCC Pedagogia.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.