Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1524
Authors: Santos, Gracilene dos
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Gustavo Cunha de
Title: O ensino de arte e a educação inclusiva: relato de experiência numa Escola Indígena Apinayé.
Keywords: Educação do Campo;Artes;Educação Inclusiva;Apinayé;Indígenas Rural;Education;Arts;Inclusive education;Apinayé;Indigenous people
Issue Date: 12-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Gracilene dos. O ensino de arte e a educação inclusiva: relato de experiência numa Escola Indígena Apinayé. 2018. 65 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar como era trabalhada a educação inclusiva na Escola Estadual Tekator da Aldeia Mariazinha, focalizando a importância da disciplina de arte para o desenvolvimento educacional dos alunos atendidos na sala multifuncional. A metodologia Etnográfica foi de fundamental importância para realização desta pesquisa, pois ofereceu subsídio teórico para a coleta de dados. Entendi ser pertinente a utilização dessa metodologia, porque o trabalho foi realizado em uma comunidade que possui costumes e tradições diferentemente da qual resido, necessitando uma convivência maior com objeto pesquisado. Além disso, utilizei de observação participante e entrevista semiestruturada com o professor da sala multifuncional da escola Tekator, que atende indígenas com necessidades especiais. Ao pesquisar os indígenas portadores de necessidades especiais da escola Tekator da aldeia Mariazinha-TO, constatei que eles são capazes de aprender, mesmo apresentando as suas dificuldades de aprendizagem, mas aprendem. E a arte tem papel relevante nesse processo, pois teve a oportunidade de observar os educandos na Sala Multifuncional desenvolvendo a sua aprendizagem por meio de desenhos e pinturas. Verifiquei ainda que a maioria dos desenhos produzidos por eles estava relacionada aos seus cotidianos, o que é importante, pois o processo de ensino e aprendizagem não deve estar desconexo da realidade dos estudantes. Constatei ainda que toda aula, independente se fosse de artes ou não, o professor trabalhava com conteúdos artísticos. Por exemplo, se a aula era para conhecer as vogais do alfabeto, ele primeiramente solicitava que os alunos pintassem os desenhos e, em seguida, pintassem as letras. Apesar da deficiência que eles possuíam, relatadas nesta pesquisa, todos conseguiram realizar as atividades, o que significa um ponto positivo e significativo. Porém, o que mais me chamou a atenção é que eles não têm o domínio da escrita e falam muito pouco, mas ao desenhar, ao pintar; portanto, ao utilizarem da arte, eles tinham a consciência do espaço que cada objeto desenhado ocupava naquele momento e conseguiam desenvolver a sua percepção visual a partir dos trabalhos de artes desenvolvidos por eles. Com essa pesquisa foi possível perceber a relevância que arte possui na vida educacional desses indígenas portadores de necessidades especiais, pois por meio dela eles conseguem se expressar e, muitas vezes, dialogar com o próprio professor através de seus desenhos, uma vez que eles são muito tímidos e encontram na arte, uma forma de se comunicarem com os seus pares.
Abstract: The objective of this research was to analyze how the inclusive education was elaborated in the Tekator State School of Aldeia Mariazinha, focusing on the importance of the art discipline for the educational development of students attending the multifunctional room. The Ethnographic methodology was of fundamental importance for the accomplishment of this research, since it offered theoretical subsidy for the data collection. I understood to be pertinent the use of this methodology, because the work was carried out in a community that has customs and traditions differently of which I reside, necessitating a greater coexistence with researched object. In addition, I used participant observation and semi-structured interview with the teacher of the multifunctional room of the Tekator school, which attends indigenous people with special needs. When researching the indigenous people with special needs of Tekator school in the village Mariazinha-TO, I found that they are able to learn, even presenting their learning difficulties, but they learn. And art has a relevant role in this process, as it had the opportunity to observe learners developing their learning through drawings and paintings. I also noticed that most of the drawings produced by them were related to their daily life, which is important, since the teaching and learning process should not be disconnected from the reality of the students. I also noticed that every class, regardless of whether it was in the arts or not, the teacher worked with artistic content. For example, if the class was to know the vowels of the alphabet, it first asked students to paint the drawings and then paint the letters. Despite the deficiency they had, reported in this research, all were able to carry out the activities, which means a positive and significant point. But what struck me most is that they do not have the mastery of writing and speak very little, but when drawing, to paint; therefore, in using art, they were aware of the space that each drawn object occupied at that moment and were able to develop their visual perception from the works of art developed by them. With this research it was possible to perceive the relevance that art has in the educational life of these indigenous people with special needs, because through it they manage to express themselves and, often, to dialogue with the teacher through their drawings, since they are very shy and find in art, a way of communicating with their peers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1524
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gracilene Santos-TCC Ed. do Campo.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.