Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/1521
Authors: | Silva, Edimila Matos da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Gustavo Cunha de |
Title: | Formação de conceitos por meio das histórias em quadrinhos: um estudo de caso na educação do campo |
Keywords: | Teoria Histórico-Cultural;Artes;Histórias em Quadrinhos;Educação do Campo;Historical-Cultural Theory;Arts;Comics Books;Rural Education |
Issue Date: | 16-Nov-2018 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | Silva, Edimila Matos da. Formação de conceitos por meio das histórias em quadrinhos: um estudo de caso na educação do campo. 2018. 75 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | Aborda o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do curso de Educação do Campo a partir da formação de conceitos científicos, gerados a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural, em diálogo com as artes e Educação do Campo. Entendo nesta pesquisa que os conceitos que os alunos desenvolvem a respeito dos conteúdos trabalhados são importantes para a formação de suas funções psíquicas superiores, fundamental para que possam ter um desenvolvimento mais pleno ao longo de suas aprendizagens. O local da pesquisa realizada foi a Universidade Federal do Tocantins, Campus de Tocantinópolis, com os alunos da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música. A coleta dos dados ocorreu no período de 5 meses, que compreendeu os Tempo Universidade e Tempo Comunidade, entre julho a novembro de 2018. O ensino de conceitos científicos (pensamento teórico/lógica dialética) teve uma grande importância e relevância para o desenvolvimento da pesquisa e para a coleta de dados para a área de estudo e, principalmente, para eu, na condição de pesquisadora. Assim, a mediação do conhecimento pode ser mais dinâmica, a partir do conhecimento dos fenômenos da realidade da qual o objeto de estudo se insere. É importante ressaltar que esta pesquisa teve como metodologia o Experimento Didático-Formativo, e também caráter descritivo e bibliográfico, pois se fundamentou também em estudos teóricos para o seu desenvolvimento. Os dados gerados nesta investigação e analisados permite concluir que as histórias em quadrinhos podem ser um importante instrumento pedagógico para auxiliar na formação de conceitos de estudantes da Educação do Campo. Ao analisar os questionários realizados com a turma pesquisada (6o Período), bem como as aulas observadas da disciplina de história em quadrinhos, foi possível verificar que em quase todas as falas, as HQs produzidas proporcionaram aos educandos compreenderem o que essa linguagem significa, como se constitui e como ela pode se relacionar ao seu contexto, representando a sua realidade. Nesse contexto, a leitura e escrita feitas para as produções das HQs também foi importante para esses estudantes, pois lhe auxiliaram a entender como as artes, a leitura e a escrita se interligam e relacionam-se entre si, dialeticamente. Foi possível identificar que em quase todas as falas, está presente a importância das artes visuais para o auxílio da leitura visual e para o entendimento das histórias verbais e visuais, o que é importante para que consigam avançar nos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. É importante formar conceitos científicos (teóricos) e não pegá-los prontos, pois é a partir deles que o indivíduo desenvolve ações mentais acerca de determinado objeto estudado, analisado ou pesquisado da sua realidade, o que promove um avanço em seu aprendizado e no desenvolvimento de suas formações psíquicas superiores. Assim, para a teoria Histórico-Cultural, formar esse tipo de conceito faz o indivíduo pensar, raciocinar, e não pegar algo pronto, como o ensino tradicional já faz na maioria das escolas. |
Abstract: | Deals with the teaching and learning process of the students of the Rural Education course based on the formation of scientific concepts, generated from the contributions of the Historical-Cultural Theory, in dialogue with the Arts and Rural Education. I understand in this research that the concepts that the students develop regarding the contents worked are important for the formation of their superior psychic functions, fundamental so that they can have a more complete development throughout their learning. The research site was the Federal University of Tocantins, Campus of Tocantinópolis, with students of the Degree in Rural Education with qualification in Arts and Music. The data collection took place in the period of 5 months, which included the University Time and Community Time, between July and November of 2018. The teaching of scientific concepts (theoretical thinking/dialectical logic) had an importance and relevance for the development of research and for the collection of data for the area of study and, mainly, for me, as researcher. Thus, the mediation of knowledge can be more dynamic, from the knowledge of the phenomena of reality of which the object of study is inserted. It is important to emphasize that this research had as a method the Didactic-Formative Experiment, as well as a descriptive and bibliographic character, since it was also based on theoretical studies for its development. The data generated in this research and analyzed allows us to conclude that comics can be an important pedagogical tool to help in the formation of concepts of students of the countryside. When analyzing the questionnaires carried out with the studied class, as well as the observed classes of the discipline of comics, it was possible to verify that in almost all the speeches, the comics produced the students to understand what this language means, how it is constituted and how it can relate to its context, representing its reality. In this context, the reading and writing made for the productions of the comics books was also important for these students, because they helped him to understand how the arts, reading and writing interconnect and relate to one another, dialectically. It was possible to identify that in almost all the speeches, the importance of the visual arts is present for the aid of the visual reading and for the understanding of the verbal and visual histories, what is important so that they can advance in the contents worked through the discipline. It is important to form scientific (theoretical) concepts and not get them ready, since it is from them that the individual develops mental actions about a particular object studied, analyzed or researched of their reality, which promotes a progress in their learning and development of their higher psychic formations. Thus, for Historical-Cultural theory, to form this kind of concept makes the individual think, reason, and not get something ready, as traditional teaching already does in most schools. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/1521 |
Appears in Collections: | Educação do Campo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Edimila Silva - TCC Ed. do C ampo.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.