Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1480
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dc.contributor.advisorBispo, Marciléia Oliveira-
dc.contributor.authorNascimento, Pâmela Farias Oliveira do-
dc.date.accessioned2019-12-02T12:45:27Z-
dc.date.available2019-12-02T12:45:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Pâmela Farias Oliveira do. A contribuição do trabalho de campo como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da geografia. 2016. 82f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1480-
dc.description.abstractFieldwork is an essential tool in the teaching / learning process. With the development of the present research, it can be affirmed that fieldwork is a facilitator of the teaching/ learning process in Geography. It gives room for the content studied in the classroom, can be viewed in the environment in an empirical and practical way. Thus, it makes possible the narrowing of the relationship between theory and practice. With the objective of comparing the school units of Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva and Escola Família Agrícolade Porto Nacional - TO, we carried out an investigation of how the field work with the students of the schools occurs, and the relation of the Referencial das Escolas Públicas do Estado do Tocantins with theory and practice in the teaching of Geography, as well as if the textbooks adopted by the schools include information about the field work and how it is presented. In order to complete a successful fieldwork, it was verified that there is a need to follow criteria for its accomplishment, following a protocol of procedures: the preparation, the realization and the results / evaluation. Although the Referencial das Escolas Públicas do Estado do Tocantins and the textbooks adopted by the schools are silent and deficient in the proposal of the field work, the teachers of the two schools proposed the classes the field work and emphasized their importance in aid of the assimilation and fixation of the contents discussed in the classroom. Such a practice adopted by teachers was scarce in the lack of resources, investments, beyond the theoretical basis in the bibliographical references to be scarce for the procedures and orientations in the execution of the fieldwork in the teaching / learning in Geography. Students recognize the need to do the fieldwork and are willing to do the practice of the activity, even if they are aware of the limitations faced during the study period.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectTrabalho de Campopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares do estado do Tocantinspt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleA contribuição do trabalho de campo como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO trabalho de campo é uma ferramenta imprescindível no processo de ensinoaprendizagem. Com o desenvolvimento da presente pesquisa, pode-se afirmar que o trabalho de campo é um facilitador do processo ensino-aprendizagem na Geografia. Dá margem para que o conteúdo estudado em sala de aula,possa ser visualizado no ambiente de forma empírica e prática. Sendo assim, possibilita o estreitamento da relação entre teoria e prática. Com o objetivo de se realizar o comparativo das unidades de escolares Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva e Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO, realizamos uma investigação de como ocorre o trabalho de campo entre o alunado das duas escolas, e a relação do Referencial das Escolas Públicas do Estado do Tocantins com a teoria e a prática no ensino-aprendizado de Geografia, e como também levantamento dos livros didáticos adotados pelas escolas se contemplam a informação sobre o trabalho de campo e de que forma é apresentado. Para concluir um trabalho de campo com êxito, verificou-se há necessidade de seguir critérios para a sua efetivação, seguindo um protocolo de procedimentos: a preparação, a realização e os resultados/avaliação. Embora o Referencial das Escolas Públicas do Estado do Tocantins e os livros didáticos adotados pelas escolas são omissos e deficientes na proposta do trabalho de campo, os professores das duas escolas, propuseram as turmas o trabalho de campo e salientaram a sua importância em auxílio da assimilação e fixação dos conteúdos discutidos em sala de aula. Tal prática adotada pelos professores esbaram na falta de recursos, de investimentos, além do embasamento teórico nas referências bibliográficas serem escassos para os procedimentos e orientações na execução do trabalho de campo no ensino-aprendizagem em Geografia. Os alunos reconhecem a necessidade de se fazer o trabalho de campo e colocam-se dispostos a fazer a prática da atividade, mesmo conscientes das limitações enfrentadas no decorrer do período de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGpt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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