Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1441
Authors: Santana, Euzamar de Araujo Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
Title: Currículo e o Ensino de Enfermagem em Cuidados Paliativos na Região Norte do Brasil
Keywords: Cuidados Paliativos;Morte com Dignidade;Currículo;Programas de Graduação em Enfermagem
Issue Date: 2019
Citation: SANTANA, Euzamar de Araujo Silva. Currículo e o Ensino de Enfermagem em Cuidados Paliativos na Região Norte do Brasil. 2019. 71f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: Os avanços da medicina possibilitaram transformações no corpo e aumento da expectativa de vida, porém, uma certeza permanece, a Morte, ainda temida por muitas pessoas, por representar o "fim". A estrutura familiar se modificou e os acometidos por doenças crônicas, sem possibilidade terapêutica de cura, tem recorrido aos cuidados de profissionais de saúde, muitas vezes, despreparados para lidar com a finitude. Nesse contexto surgem os Cuidados Paliativos, com a finalidade de promover qualidade de vida e alívio do sofrimento, focado no cuidado integral do "Ser", consideradas as dimensões biopsicossocioespirituais. O Enfermeiro, integrante da equipe multiprofissional, necessita está apto a assistir ao paciente terminal, por meio dos Cuidados Paliativos, para isso, as instituições formadoras necessitam contemplar a temática em seus currículos. Objetivos: Verificar de que forma o processo de finitude, morte e morrer e/ou os Cuidados Paliativos estão sendo contemplados nas Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Graduação em Enfermagem (DCNsENF) e nos currículos dos cursos de graduação em Enfermagem, das Universidades Públicas da Região Norte do Brasil. Método: constou de duas etapas: produção de um artigo de revisão da literatura a respeito da temática, possibilitando o aprofundamento no assunto; e estudo descritivo, exploratório, documental, com abordagem qualitativa, realizado entre janeiro de 2018 e julho de 2019, no qual foram avaliadas as DCNsENF e os currículos dos cursos de graduação em enfermagem públicos do Norte do Brasil, reconhecidos e ativos no e-MEC. Foram excluídas as universidades que não disponibilizaram a documentação no site e que não foi possível contatá-las. Para a busca no e-MEC adotou-se as variáveis: curso de graduação; curso de enfermagem; nas sete UFs (Unidades Federativas) da Região Norte do Brasil; gratuito; grau de bacharelado e licenciatura; com situação ativa. Na análise documental foram considerados: Objetivo do curso; Perfil do egresso / profissional; Competências e habilidades do enfermeiro; Eixos / Módulos / Disciplinas ou afins que contemplem a finitude, processo de morte e morrer e/ou os Cuidados Paliativos. Resultados: Selecionadas no e-MEC 10 instituições, uma inseria a disciplina de Cuidados Paliativos e Tanatologia (optativa) em seu currículo; cinco, abordavam em seus projetos pedagógicos o processo de finitude, morte e morrer e/ou os Cuidados Paliativos, no entanto, não incluíam em suas Matrizes Curriculares disciplina específica; enquanto quatro, contemplavam em seu currículo os princípios de universalidade, equidade, integralidade e humanização da assistência, convergentes com os princípios dos Cuidados Paliativos, entretanto, não abordavam o processo de finitude, morte e morrer e/ou os Cuidados Paliativos em seu currículo. Considerações: Evidenciada lacuna nas DCNsENF, concernente à abordagem da temática, processo de finitude, morte e morrer e/ou os Cuidados Paliativos, repercutindo nos currículos das instituições formadoras. A omissão constatada sugere uma revisão das DCNsENF, no intuito de alicerçar a readequação dos currículos dos cursos de graduação em enfermagem. É de suma importância a inclusão da disciplina Cuidados Paliativos, como componente obrigatório, nas DCNs e nos PPCs de enfermagem de todas as IES do Brasil, de modo a assegurar a contemplação da temática na formação dos enfermeiros.
Abstract: Introduction: The medicine advances enabled transformations in the body and increased life expectancy, but a certainty remains, the Death, still feared by many people, for representing "The End". The family structure has changed, and people affected by chronic diseases, with no therapeutic possibility of cure, have resorted to the care of health professionals, often unprepared to deal with the end of life. In this context, palliative care arises, with the purpose of promoting quality of life and relief of suffering, focused on the integral care of the person, considering the biopsychosocial and spiritual dimensions. The nurse, a member of the multidisciplinary team, needs to be able to assist the terminal patient, through palliative care, to do this, the educational institutions need to contemplate the theme in their curriculum grid. Objectives: Objectives: To verify how the process of death and dying and/or palliative care are being approached in the national curricular guidelines of degree nursing courses and in the curriculum of degree courses in nursing, from the public universities of the north region of Brazil. Methods: It consisted of two stages: the first step was the production of a literature review article about the theme, allowing the deepening of the subject, and a second stage was made a descriptive, exploratory, documental study with a qualitative approach, conducted between January 2018 and July 2019, in which the DCNsENF and the curriculum of the degree courses in public nursing in northern Brazil were evaluated, recognized and active in E-MEC. The universities that did not make the documentation available on the site were excluded and that it was not possible to contact them. For the search in the E-MEC, the variables were adopted: Degree course; Nursing course; In the seven states of the northern region of Brazil; Free Bachelor and bachelor’s degree with active status. The documentary analysis was considered: Objective of the course; Profile of the egress/professional; Competencies and skills of the nurse; Axes/modules/disciplines or related that contemplate the end of the life, death and dying process and/or palliative care. Results: Selected in the E-MEC 10 institutions, one inserted the discipline of palliative care and Thanatology (optative) in its curriculum; Five, approached in their pedagogical projects the process of , death and dying and/or palliative care, however, did not include in their curricular matrices specific discipline; While four were contemplative in their curriculum the principles of universality, fairness, comprehensiveness and humanization of care, converging with the principles of palliative care, however, did not address the process of end of the life, death and dying and/ or palliative care in your curriculum. Considerations: Evidence of a gap in the DCNsENF, concerning the approach of the theme, finitude process, death and dying and/or palliative care, reflected in the curricula of the forming institutions. The omission found suggests a review of the DCNsENF, in order to substantiate the readjustment of the curriculum of degree nursing courses. It is of paramount importance the inclusion of the discipline palliative care, as a mandatory component, in the DCNs and in the nursing PPCs of all the HEI in Brazil, in order to ensure the contemplation of the theme in the training of nurses.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1441
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Euzamar de Araujo Silva Santana - Dissertação.pdf945.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.