Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1373
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dc.contributor.advisorSouza, Keidna Cristiane Oliveira-
dc.contributor.authorMoura, Moisés de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-09-25T12:23:35Z-
dc.date.available2019-09-25T12:23:35Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.citationMOURA, Moisés de Oliveira. A criptografia motivando o estudo das funções no 9º ano do ensino fundamental.2019.92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1373-
dc.description.abstractThe cryptography arises in the technological and communication media as part of the reality of our students, however, some of the students still do not know this. In this way, establishing a connection between the cryptography contained in this context and the content seen in the classroom can generate positive results in the school environment. With this in mind, the purpose of this work is to present the cryptography as a tool to contextualize the content of functions, in particular, the affine functions. With the intention of enriching the teaching of Mathematics and awakening in the student the interest in Mathematics, the cryptography was added to the content of the functions affine to the 9th year of Elementary School. Relating the teaching of functions to cryptography is a way of informing him that everything he has studied up to then, however basic, is applicable and useful, in this essential case, to the safe development of technology. For the development of the work, a strategy was established with the students, started with a pre-test with the objective of verifying their knowledge in relation to the topic addressed; Then, historical aspects of cryptography and functions were raised, and finally, the connection between the two themes was made, totaling 6 (six) encounters. Data were collected through pre-test, post-test and responses to activities. In addition, a bibliographic study was carried out, which gives the research a qualitative character and aims to facilitate the understanding of the content of the affine functions, through the contextualization provided by the relation established between the cryptography and the functions.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectCriptografia; Funções; Motivação; Intervenção; Cryptography; Functions; Motivation; Interventionpt_BR
dc.titleA criptografia motivando o estudo das funções no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA criptografia surgiu nos meios tecnológicos e de comunicação fazendo parte da realidade de nossos alunos, entretanto, parte dos educandos ainda a desconhece. Dessa forma, estabelecer uma conexão entre a criptografia contida neste contexto e os conteúdos vistos em sala de aula poderá proporcionar resultados positivos no âmbito escolar. Com isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar a criptografia como uma ferramenta para contextualizar o conteúdo de funções, em particular, funções afins. Com o intuito de enriquecer o ensino da Matemática e despertar no educando o interesse pela Matemática, insere-se, então, a criptografia ao conteúdo das funções afins no 9o ano do Ensino Fundamental. Associar o ensino de funções à criptografia é um meio de informar ao discente de que tudo aquilo que ele estudou até então, por mais básico que seja, é aplicável e útil, neste caso essencial, para o desenvolvimento seguro da tecnologia. Para o desenvolvimento do trabalho, foi estabelecida uma estratégia, com os alunos, iniciada com um pré-teste com o objetivo de verificar seus conhecimentos em relação ao tema abordado; depois, foram levantados os aspectos históricos tanto de criptografia quanto de funções e, finalmente, fez-se a conexão entre os dois temas, totalizando 6(seis) encontros. Os dados foram coletados mediante pré-teste, pós-teste e respostas às atividades. Além disso, foi feito um estudo bibliográfico, o que confere à pesquisa um caráter qualitativo e visa facilitar a compreensão do conteúdo das funções afins, por meio da contextualização proporcionada pela relação estabelecida entre a criptografia e funções.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMatpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

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