Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1306
Authors: Santos, Cleide das Graças Veloso dos
metadata.dc.contributor.advisor: Miranda, Cynthia Mara
Title: O uso do termo feminicídio no jornal Folha de S. Paulo
Keywords: Feminicídio; Folha de S. Paulo; Análise de Conteúdo; Jornalismo On-line; Content Analysis; Journalism Online
Issue Date: 18-Jul-2019
Citation: SANTOS, Cleide das Graças Veloso dos. O uso do termo feminicídio no jornal Folha de S. Paulo. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: No cenário atual brasileiro, o crime de feminicídio se destaca com frequência e de maneira crescente na imprensa, entre as notícias sobre violência no âmbito nacional e internacional. A proposta desta dissertação busca promover uma reflexão a respeito do uso do termo tipificador deste tipo de crime, nas publicações jornalísticas. Sob os critérios da Análise de Conteúdo, apresenta os aspectos que se evidenciaram na amostra das publicações que fizeram uma abordagem do assassinato de mulheres ou citaram o termo feminicídio, divulgadas durante o ano de 2017, na versão on-line do jornal Folha de S. Paulo. Nesse período completavam-se dois anos da entrada do crime de feminicídio para o Código Penal do Brasil. Para desconstrução das mensagens que cristalizam a violência na sociedade, a sensibilização sobre o estágio extremo da violência contra mulher, o uso do termo feminicídio busca promover a conscientização e o combate ao referido crime. Portanto, este estudo teve como objetivo compreender a mensagem que o conteúdo jornalístico assume ao realizar uma divulgação de abrangência nacional e de potencial alcance internacional sobre o feminicídio. Ao final, apesar da presença do termo, se evidenciou a carência da adoção do termo feminicídio, com maior aprofundamento do conteúdo na amostra analisada, para melhor contextualização e propagação do conhecimento adequado a respeito dos aspectos deste tipo crime. Também se inferiu a repercussão casual da responsabilização do acusado. Nesse mesmo sentido, pouco se verificou o incentivo à popularização sobre as consequências; à necessidade de combate ao feminicídio; ao reconhecimento deste estágio extremo da violência contra a mulher como um grave problema social; e à carência do envolvimento dos diferentes atores da sociedade para redução das ocorrências.
Abstract: This study consists of the analysis and evaluation of virtual learning environments that aim to verify the operation of tools available in VLEs according to the perspectives: Technological/communicational/social, didactic/pedagogical and of management (SCHLEMMER, SACCOL and GARRIDO 2007). The purpose is that, after this analysis and evaluation, it can be provided subsidy to whoever may be interested in adopting these kinds of Distance Learning management software or even using it for classroom teaching. The work is justified by the relevance of Virtual Learning Environment to the expansion of Distance Learning and by the importance of this modality to the process of democratization of knowledge in contemporaneity. It is a bibliographic research, given that it looks for results at already published papers, like books, articles and magazines. It is also a quantitative/qualitative research, as it uses qualitative data without abdicating of analysis, meanings and interpreting data. It was used a Model of Evaluation of ELV created and presented by Eliane Schlemmer in her doctoral thesis, in the year of 2002, at which she proposed to evaluate this kind of software following four different perspectives: a) Technical; b) Communicational/social; c) Didactic/pedagogical and d) Management. Afterwards, in an article of 2007, together with Saccol and Garrido, she presented a reformulation of the same model combining the technical and communicational/social perspectives. That reformulated model is the one we used in this work, with the three perspectives of evaluation of ELVs being the Technical/communicational/social, the Didactic/pedagogical and the Management.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1306
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

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