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http://hdl.handle.net/11612/1240
Authors: | Santos, Rafaela Aires Tavares |
metadata.dc.contributor.advisor: | Rodrigues, Waldecy |
Title: | O impacto da educação financeira sobre a vulnerabilidade econômica em idosos de baixa renda. Uma avaliação do programa “Eu e minha aposentadoria – organizando a vida financeira” |
Keywords: | Avaliação de impacto; educação financeira; vulnerabilidade; Propensity Score Matching; Diferenças em Diferenças; Impact assessment; financial education; vulnerability; Propensity Score Matching; Differences in Differences |
Issue Date: | 29-Apr-2019 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR |
Citation: | SANTOS, Rafaela Aires Tavares. O impacto da educação financeira sobre a vulnerabilidade econômica em idosos de baixa renda. Uma avaliação do programa “Eu e minha aposentadoria – organizando a vida financeira”. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da educação financeira sobre a vulnerabilidade econômica de idosos de baixa renda, sendo o objeto de estudo o programa de educação financeira para adultos “Eu e minha aposentadoria – organizando a vida financeira”. Como trajetória da avaliação, inicialmente estruturou-se a oferta do programa nas regiões norte, sul e central do município de Palmas, que aconteceu no período de fevereiro a abril de 2018, seis meses após a primeira intervenção, iniciou-se a etapa de avaliação de impacto. O efeito do programa sobre a vulnerabilidade econômica dos idosos foi auferido por meio da análise de 5 indicadores de impacto: 1) percentual da renda mensal do idoso gasta com as despesas básicas (alimentação, saúde, moradia); 2) hábitos de poupança; 3) comportamento financeiro; 4) conhecimento sobre dívidas e 5) Inadimplência. O método de avaliação utilizado foram os modelos econométricos Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças. Os resultados apontaram para efeito positivo do programa sobre cada um dos indicadores de impacto após a intervenção. No indicador 1, o efeito do programa foi de 17,63%; quanto ao indicador que analisa hábitos de poupança o efeito foi de 13,8%; o efeito do programa sobre o comportamento financeiro mostrou um impacto 1,7% nos idosos participantes; o conhecimento sobre dívidas foi aumentado em 5 pontos percentuais e o percentual de inadimplentes foi reduzido em 9%. No geral, os resultados apresentados convergem com a proposta do programa de educação financeira de reduzir a vulnerabilidade econômica do idoso de baixa renda. |
Abstract: | The objective of this study was to evaluate the impact of financial education on the economic vulnerability of low income elderly people, being that the research object was the adult financial education program "I and my retirement - organizing financial life". As a trajectory of the evaluation, the program was initially structured in the north, south and central regions of the municipality of Palmas, which occurred in the period from February to April 2018, six months after the first intervention, the evaluation stage of impact. The effect of the program on the economic vulnerability of the elderly was obtained through the analysis of 5 impact indicators: 1) percentage of the monthly income of the elderly spent on basic expenses (food, health, housing); 2) saving habits; 3) financial behavior; 4) knowledge about debts and 5) default. The valuation method used was the econometric models Propensity Score Matching and Differences in Differences. The results pointed to the positive effect of the program on each of the impact indicators after the intervention. In indicator 1, the effect of the program was 17.63%; as for the indicator that analyzes savings habits, the effect was 13.8%; the effect of the program on financial behavior showed a 1.7% impact on the elderly participants; the knowledge about debt was increased by 5 percentage points and the percentage of defaulters was reduced by 9%. Overall, the results presented converge with the financial education program's proposal to reduce the economic vulnerability of the low-income elderly. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/1240 |
Appears in Collections: | Mestrado em Desenvolvimento Regional |
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