Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1197
Authors: Silva, Luziane Miranda da
metadata.dc.contributor.advisor: Cabral, José Pedro Cabrera
Title: Desafios e perspectivas da educação do campo: uma análise em Porto Nacional – TO
Keywords: Educação do campo; Fechamento de escolas; Desafios; Perspectivas; Field education; Closing of schools; Challenges; Perspectives
Issue Date: 20-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: SILVA, Luziane Miranda da. Desafios e perspectivas da educação do campo: uma análise em Porto Nacional – TO.2019. 102f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A educação do campo, originada da luta pela terra e por escola, tem se constituído um instrumento de apoio essencial para a formação e emancipação de seus sujeitos. Sendo assim, considera-se importante compreender como essa política pública tem se desenvolvido nos municípios, de maneira que ela seja afirmada como direito do povo e não mercadoria. Por isso, esse trabalho objetivou analisar a situação educativa e os conflitos que envolvem a educação do campo em Porto Nacional – TO. Como metodologia foi realizado um estudo descritivo, com abordagem quantiqualitativa, através de levantamento de campo e como método de coleta de dados primários: entrevista, observação e aplicação de questionários. Dados secundários foram obtidos através análise documentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Nacional e de textos acadêmicos relacionados ao tema. O processamento dos dados foi feito a partir da interpretação, reflexões e inferências. Os resultados mostram que os desafios em destaque são: insuficiência de recursos financeiros destinados às escolas; predominância de um ensino tradicional com ausência e/ou fragilidade de princípios, políticas e práticas da educação do campo; falta de formação continuada de professores e incentivos financeiros que diminua a rotatividade desses profissionais nas escolas; quebra e atraso no transporte escolar; estrutura física limitada e fechamento de escolas. Portanto, é necessário reafirmar a importância da organização coletiva da luta, na perspectiva de conseguir: Combater o fechamento de escolas através organização da comunidade, parcerias com instituições jurídicas e diálogo entre essas escolas e secretaria de educação para construção de acordos que melhor atenda ao interesse educacional e social do educando e sua comunidade; que o governo pense em educação como investimento e não como gasto; que discussões, formações e reflexões sejam feitas a respeito dos princípios, práticas e políticas no intuito de criar ações que viabilizem uma estrutura pedagógica conforme preconiza as diretrizes; mais fiscalização e melhor distribuição das rotas no transporte escolar e garantia de estrutura adequada que possibilite qualidade educacional. Apesar dos desafios os sujeitos da educação do campo continuam em movimento, com boas perspectivas e sonham com a educação de qualidade e em todos os níveis, no lugar onde vivem. A escola do campo deve funciona pautada em princípios como: solidariedade, sustentabilidade, valorização da cultura camponesa, vinculação dos conhecimentos clássicos com a realidade, aprendizado através do trabalho na terra, desenvolvimento da agricultura camponesa e vínculo com os movimentos sociais. Somente essa escola pode desempenhar o papel de contribuir com a formação de cidadãos conscientes e capazes de atuar na consolidação de um campo mais justo, evitando o êxodo rural e consequente ampliação da miséria urbana.
Abstract: The education of the countryside, originated from the struggle for land and school, It has become an essential support instrument for the formation and emancipation of its subjects. Therefore, it is considered important to understand how this public policy has developed in the cities, so that it is affirmed as a right of the people, not a commodity. Therefore, this work aimed to analyze the educational situation and the conflicts that involve the education of the field in Porto Nacional - TO. As a methodology, a descriptive study was carried out, with a quantitative and qualitative approach through a field survey and as a method of primary data collection: interview, observation and questionnaire application. Secondary data were obtained through analysis documents made available by the Municipal Department of Education of Porto Nacional and academic texts related to the theme. The data processing was based on interpretation, reflections and inferences. The results show that the main challenges are: insufficient financial resources for schools; predominance of traditional education with absence and / or fragility of rural education principles, policies and practices; lack of continuous teacher training and financial incentives to reduce the turnover of these professionals in schools; breakdown and delay in school transportation; limited physical structure and closure of schools. Therefore, it is necessary to reaffirm the importance of the collective organization of the struggle, with a view to achieving: Fighting the closure of schools through community organization, partnerships with legal institutions and dialogue between these schools and education secretariat to build agreements that best meet the interest educational and social development of the student and his / her community; that the government thinks of education as investment and not as spending; that discussions, trainings and reflections are made regarding principles, practices and policies in order to create actions that make feasible a pedagogical structure as recommended by the guidelines; more supervision and better distribution of the routes in the school transport and guarantee of adequate structure that allows educational quality. Despite challenges, the subjects of rural education continue to move, with good prospects and dream of quality education and at all levels, wherever they live. The rural school should be based on principles such as: solidarity, sustainability, valorization of peasant culture, linking classical knowledge with reality, learning through work on the land, developing peasant agriculture and linking with social movements. Only this school can play the role of contributing to the formation of conscious citizens capable of acting in the consolidation of a fairer field, avoiding the rural exodus and consequent expansion of urban misery.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1197
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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