Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1181
Authors: Costa, Telma Reijane Pinheiro da
metadata.dc.contributor.advisor: Prata, David Nadler
Title: Planejamento interdisciplinar no ensino médio: uma construção possível em plataformas digitais
Keywords: Professores; Ensino Médio; Planejamentos Interdisciplinares; Tecnologias da Informação e Comunicação; Teachers; High School; Interdisciplinary Planning; Information and Communication Technologies
Issue Date: 7-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPGMCS
Citation: COSTA, Telma Reijane Pinheiro da. Planejamento interdisciplinar no ensino médio: uma construção possível em plataformas digitais.2019. 98f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Diante da complexidade e da urgência de superar a fragmentação do conhecimento escolar, percebe-se a necessidade de estudos e desenvolvimento de propostas que permitam ao professor trabalhar de forma interdisciplinar, buscando as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas potencializadoras dessa abordagem didático-pedagógica. Sendo assim, a presente dissertação teve como objetivo investigar se o Sistema de Gerenciamento Escolar – SGE propicia a elaboração de planejamentos interdisciplinares, como plataforma digital de colaboração mútua. As reflexões do estudo foram conduzidas pela seguinte questão: É possível elaborar planejamentos interdisciplinares no Sistema de Gerenciamento Escolar – SGE? Para tanto, a pesquisa teve quatro fases apresentadas por meio de artigos. A primeira fase ocorreu com a escrita do artigo “Interdisciplinaridade e tecnologia: relato de experiência do trabalho realizado em escola de Ensino Médio no Tocantins” na qual foi feita a análise de uma experiência prática do uso da interdisciplinaridade em uma escola de Ensino Médio, baseado em relatos de experiências, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. A segunda fase, foi conduzida por meio do estudo e da elaboração do artigo Canais virtuais de Comunicação: relato de experiência do trabalho realizado na Secretaria de Educação do Tocantins, usando a pesquisa descritiva. Na terceira fase da pesquisa, por meio do artigo “Planejamento Interdisciplinar: concepções dos Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio no Tocantins” foi feita uma análise textual discursiva, com abordagem qualitativa dos dados, de todos os 661 planos de cursos e dos 17 planos de aulas correspondentes aos planos de curso, de Língua Portuguesa da 1ª série do Ensino Médio, que apresentaram atividades usando a interdisciplinaridade, observando sua frequência e delineamento nesses planejamentos disponíveis no sistema de Gerenciamento Escolar – SGE. A quarta e última fase da pesquisa foi apresentada por meio da análise descritivo-comparativa do modelo de planejamento disponível no SGE com o modelo do Portal do Professor – MEC, nos aspectos pedagógicos e tecnológicos, apresentada pelo artigo intitulado “Plataformas digitais: uma análise dos modelos de planejamentos do Sistema de Gerenciamento Escolar-SGE e Portal do Professor - MEC, com uma perspectiva interdisciplinar”. Os resultados apresentaram a incipiência do uso da interdisciplinaridade pelos professores, bem como a falta de ferramentas tecnológicas no SGE que possam ajudar o docente desenvolver essa abordagem em sua prática, uma vez que o artigo sobre os canais virtuais mostrou o potencial de ambientes virtuais para trabalhos colaborativos. Portanto, esta pesquisa indica para trabalhos futuros o desenvolvimento de um modelo de planejamento interdisciplinar para subsidiar a implementação de ferramentas que tornem o SGE um ambiente colaborativo o que viabilizará a realização de trabalhos em equipes pelos professores.
Abstract: Facing the complexity and urgency of overcoming the fragmentation of school knowledge, it is necessary to study and develop proposals that allow the teacher to work in an interdisciplinary way, seeking information and communication technologies as potential tools for this didactic-pedagogical approach. Thus, the present dissertation aimed to investigate if the School Management System - SGE propitiates the elaboration of interdisciplinary planning, as a digital platform of mutual collaboration. The reflections of the study were driven by the following question: Is it possible to develop interdisciplinary planning in the School Management System - SGE? To do so, the research had four phases presented through articles. The first phase occurred with the writing of the article "Interdisciplinarity and technology: report of work experience at a high school in Tocantins", where it was developed an analysis of a practical experience of the use of interdisciplinarity in a high school, based on experience reports, with a quantitative and qualitative data approach. The second phase was conducted through the study and elaboration of the article “Virtual Channels of Communication: report of work experience at the Department of Education of Tocantins”, using the descriptive research. In the third phase of the research, through the article "Interdisciplinary Planning: Conceptions of Teachers of Portuguese Language Teachers in Tocantins", a discursive textual analysis with a qualitative data approach was made of all 661 course plans and 17 plans of classes corresponding to the Portuguese Language course plans of the 1st grade of High School, which presented activities using interdisciplinarity, observing their frequency and delineation in these plans available in the School Management System - SGE. The fourth and last phase of the research was presented through the descriptive-comparative analysis of the planning model available in the SGE with the model of the Teacher Portal - MEC, in pedagogical and technological aspects, presented by the article entitled "Digital platforms: an analysis of the planning models of the School Management System-SGE and Teacher Portal - MEC, with an interdisciplinary perspective." The results showed the incipience of the use of interdisciplinarity by the teachers, as well as the lack of technological tools in the SGE that can help the teacher to develop this approach in its practice, since the article about the virtual channels showed the potential of environments for collaborative work. Therefore, this research indicates for future work the development of a model of interdisciplinary planning to subsidize the implementation of tools that make the SGE a collaborative environment which will make feasible the accomplishment of works in teams by the teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1181
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