Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1158
Authors: Oliveira, Edson de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças
Title: Gestão do conhecimento e repositórios institucionais nas instituições de ensino e pesquisa na Região Norte do Brasil
Keywords: Comunicação científica; Repositório Institucional; Acesso aberto; Gestão do conhecimento; Scientific communication; Institutional Repository; Open access; Knowledge management.
Issue Date: 28-Sep-2018
Citation: OLIVEIRA, Edson de Sousa. Gestão do conhecimento e repositórios institucionais nas instituições de ensino e pesquisa na Região Norte do Brasil. 2018. 153f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Repositórios Institucionais de acesso aberto à informação científica (RIs) surgiram com o propósito de gerenciar e proporcionar maior visibilidade a produção científica de universidades e instituições de pesquisa. Um dos desafios do funcionamento dos RIs é a compreensão do processo de gestão da comunicação científica no âmbito das instituições de ensino e pesquisa, permeado pela gestão do conhecimento científico. Neste contexto, esta investigação tem como objetivo compreender o processo de gestão da comunicação científica no âmbito das Instituições de Ensino e Pesquisa da Região Norte do Brasil. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo de abordagem qualiquantitativa e de propósito descritivo. O universo da pesquisa foi constituído por atores que compõem o sistema de comunicação científica, principalmente dos RIs das instituições de ensino e pesquisa. A amostra foi intencional não probabilística, baseada em critérios que específicos para cada grupo de atores. O método adotado foi o levantamento por meio de questionário, analise de validadores RCAAP e levantamento do site dos RIs da região. Os dados foram coletados por meio de instrumento de pesquisa com questões abertas e fechadas, com a identificação categoria ou grupo de atores e, em seguida, submetidos à análise textual. Entre os resultados da pesquisa, foi possível produzir um diagnóstico atual da situação dos RIs da região norte. Desse modo, foram apresentados pontos fortes e desafios entre as experiências descritas, a análise permitiu conhecer a realidade de dois dos mais importantes instrumentos para a promoção do acesso aberto: a criação dos RIs na região que pode ser explicado em função da atuação do IBICT e a iniciativa dos profissionais da informação por meio da Carta de Belém até a criação da Rede Norte de Repositórios Institucionais – Norte RIAA criou um ambiente para criação e implantação dos RIs, e outra questão são as políticas de informação e funcionamento dos RIs voltadas para o acesso aberto e visibilidade da produção acadêmica das Instituições como um recurso para planejamento dos próximos passos do acesso aberto e redes colaborativas na Região Norte.
Abstract: Institutional repositories of open access to scientific information (IRs) have emerged with the purpose of managing and providing greater visibility to the scientific production of universities and research institutions. One of the challenges of the operation of IRs is the understanding of the process of management of scientific communication within educational and research institutions, permeated by the management of scientific knowledge. In this context, this research aims to understand the process of management of scientific communication in the scope of Education and Research Institutions of the Northern Region of Brazil. From the methodological point of view, it is a study of a qualitative and descriptive purpose. The research universe consisted of actors that make up the scientific communication system, mainly the IRs of educational and research institutions. The sample was intentional non-probabilistic, based on criteria that are specific for each group of actors. The method adopted was the survey by means of a questionnaire, analysis of validators RCAAP and survey of the site of the IRs of the region. The data were collected through a research instrument with open and closed questions, identifying the category or group of actors and then submitted to textual analysis. Among the results of the research, it was possible to produce a current diagnosis of the situation of IRs in the northern region. In this way, the analysis revealed the strengths and challenges among the experiences described. The analysis revealed the reality of two of the most important instruments for the promotion of open access: the creation of IRs in the region that can be explained by the IBICT and the initiative of information professionals through the Charter of Belém until the creation of the North Network of Institutional Repositories - North RIAA created an environment for the creation and implementation of IRs, and another issue is the information and functioning policies of IRs for access openness and visibility of the academic production of the Institutions as a resource for planning the next steps of open access and collaborative networks in the North.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1158
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edson de Sousa Oliveira - Dissertação.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.